Repository logo
 
Publication

As refeições em creche e jardim-de-infância

dc.contributor.advisorPinheiro, Augusto
dc.contributor.authorFarinha, Catarina Manuel da Conceição
dc.date.accessioned2015-02-19T12:08:07Z
dc.date.available2015-02-19T12:08:07Z
dc.date.issued2015-01
dc.date.submitted2015-02
dc.description.abstractO presente documento representa o desenvolvimento de um projeto de investigação acerca da temática – As refeições em Creche e Jardim-de-Infância: “A Convivencialidade na Comensalidade”. Este tema incide neste importante momento da rotina diária, tendo em especial atenção o modo como as crianças se relacionam e convivem durante a refeição. O projeto desenvolvido utilizou uma metodologia qualitativa, no âmbito da investigação-ação. Mobilizou as aprendizagens realizadas ao longo de dois semestres de formação académica, mais especificamente, as que foram desenvolvidas, nas Unidades Curriculares de Estágio em Creche, Estágio em Jardim-de-Infância, Seminário de Investigação e Projeto e Fundamentos da Ação Pedagógica. Este relatório defende uma posição construída através de observações nos contextos educativos de Creche e Jardim-de-Infância e de informação obtida através de inquéritos por questionário realizados às educadoras cooperantes. Estas informações recolhidas são cruzadas com referências teóricas provenientes de bibliografia consultada. Finalmente, importa ainda salientar que este relatório reflete as convicções pedagógicas de uma futura educadora relativamente a uma temática que a inquietou e suscitou inúmeras interrogações.por
dc.description.abstractThis empirical work reports to the topic: Meals in nursery and kindergarten: “The conviviality in the commensality”. This topic focuses on this important time in daily routine of children, with special attention to the way they relate to each other and coexist with others during the meal. The project developed was based on action research, by using a qualitative methodology. It was based on studies undertaken over two semesters of my academic training, more specifically, during the Curricular Units Stage I, Stage II, and Research Project and Seminar Basics of Learning Actions. This project supports a formed opinion through observations in educational contexts in nursery and kindergarten and questionnaire surveys conducted to cooperative educators. The information collected from these observations and questionnaire surveys was crossed with theoretical references from bibliography. Furthermore, this work reflects the pedagogical beliefs of a future educator regarding to the topic above that disturbed her and caused her numerous questions.en
dc.description.sponsorshipEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpor
dc.identifier.tid201192209
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/7773
dc.language.isoporpor
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopor
dc.subjectRelatório de estágiopor
dc.titleAs refeições em creche e jardim-de-infânciapor
dc.title.alternative"a convivencialidade na comensalidade"por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.disciplineEducação Pré-Escolarpor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Catarina_Farinha_130139004_Relatorio_Final.pdf.pdf
Size:
1.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento principal
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: