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Comunicar em turismo virtual: estudos de caso: Eat & Travel e World of Discoveries

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Abstract(s)

Vivemos numa sociedade onde o ritmo a que se dá a evolução é muito veloz, e a busca pela diferença, inovação e criatividade está cada vez mais em voga. Comunicar não basta, é necessário criar um conjunto de estratégias comunicacionais e aliá-las a outros setores, de forma a ser constituído um produto e/ou serviço que se destaque da concorrência. Apresentado este quadro de competitividade dos mercados, vem acentuar-se uma elevada importância na divulgação da informação, mas também no desenvolvimento de técnicas e ferramentas estratégicas, como o marketing ou a promoção turística. O marketing tem a capacidade de se colocar no centro de uma empresa, de estudar as necessidades ou futuros desejos dos consumidores, adaptar-se ao mercado onde está inserido e definir um amplo plano de ação. Porém, e considerando a era digital em que vivemos, o e-marketing tem que ser considerado como a nova e importante ferramenta do futuro. As tecnologias vieram beneficiar grande parte da vida dos seres humanos, mas com esta evolução veio também um sentido de alerta para a concorrência. O mundo está no digital, e atualmente estamos em qualquer parte do mundo apenas com um dique. É imperativo que o mercado, em especial o mercado turístico se adapte e encare o mundo digital como uma mais-valia. Aliando o turismo e tecnologia surge no mercado um novo produto turístico, um nicho de mercado, o turismo virtual. Este tem a capacidade de proporcionar experiências a todas as pessoas, independentemente das suas capacidades físicas ou mentais. É da experiência, do novo e do invulgar que surge o turismo virtual, pretendendo não só ser uma aposta sustentável, mas também acessível. Além das áreas de estudo presentes nesta dissertação, como sendo a comunicação, o marketing, o mundo digital, os produtos turísticos e o turismo virtual, inclui também uma metodologia bem definida. Esta metodologia conta com a explanação de dois casos de estudo relevantes para a investigação, fazendo uso de uma observação direta e participada. Como forma de complemento, a autora considerou pertinente a realização de quatro entrevistas a pessoas diretamente relacionadas com as empresas em questão. Os casos de estudo são a empresa Eat&Travel e o museu interativo e parque temático da cidade do Porto, o World of Discoveries. As conclusões têm também um papel importante nesta dissertação, como sendo o local onde existe uma maior reflexão por parte da autora. É também o local onde se assume as limitações ao estudo e se aborda propostas de temas para futuras investigações.
The dissertation “Communication as a strategic element in Safety and Risk Management for Events: the case study of the Festival Músicas do Mundo” has the main objective of showing the increasing importance of communication and safety in the context of festivals, as far as promotion, organization and relation with public entities are concerned. The main topic of this research is to understand how these two tools are applied in festivals nationwide; I have therefore decided to investigate the hypotheses advanced in the context of the Festival Músicas do Mundo, in Sines. The theoretical framework focuses on communication events, with special emphasis on risk management processes. The intent of this phase of research is to cast some light on each of the subjects, and demonstrate how these two tools can work harmoniously for the success of the event. The chosen research method was based on a qualitative analysis of data collected in the 15-year commemorative edition of the festival, which hosted around 100 000 spectators. The data collected were based on two main methods: questionnaire survey and interview survey. The results of research show that most respondents still lack general awareness on the importance of security and safety in music festivals. Likewise, the festival organization should also polish up many of the edges on the event’ safety and implement measures that bridged identified gaps. Finally, it is important to stress the idea that the organizations in charge of music festivals should be more concerned with the safety of their audience and not only with providing a lifetime experience, since a safe environment can prevent many unexpected risks.

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Tecnologia Comunicação Marketing Produto turístico Turismo virtual Technology Communication Tourism product Virtual tourism

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