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Abstract(s)
A presente investigação tem como objetivo compreender a perceção do consumidor
sobre a influência dos fatores da Atmosfera em Loja na sua experiência de compra no retalho
alimentar.
De forma a dar resposta ao objetivo geral e objetivos específicos, realizou-se um
estudo recorrendo à abordagem quantitativa para o processo de recolha de dados, através do
inquérito por questionário como técnica para a recolha de dados primários.
Através do processo da Análise Fatorial Exploratória da escala, pode-se concluir que o
questionário é uma ferramenta confiável e apropriada para avaliar as variáveis em estudo. A
escala de Fatores de Atmosfera em loja, que se divide nas escalas de fatores ambientais,
fatores sociais e de design, é uma ferramenta de avaliação eficaz para os profissionais de
marketing.
Através dos resultados obtidos, pode-se concluir que quanto melhor for a experiência
de compra do consumidor maior será a sua intenção de compra, assim como, avaliações mais
positivas dos fatores ambientais, sociais e de design, estão associadas a uma melhor
experiência de compra. Pode-se concluir que os fatores mais valorizados são os
colaboradores, a limpeza e a disposição dos produtos.
Verificou-se que existe uma melhoria da experiência de compra aquando de uma
avaliação mais elevada dos fatores sociais, e que as pessoas que valorizam os fatores de
design terão tendencialmente uma melhor experiência de compra, assim como uma maior
propensão para voltar a fazer novas compras na mesma superfície. Conclui-se que pessoas
que se identificam com o género masculino valorizam mais os fatores ambientais, e que as
pessoas mais novas tendem a avaliar melhor os fatores ambientais e de design. Os resultados
sugerem uma associação significativa entre os fatores de design e a idade.
Através do estudo, profissionais de marketing no setor do retalho alimentar poderão
fazer escolhas e traçar estratégias mais conscientes no que concerne a Atmosfera em Loja
para uma experiência de compra mais positiva e agradável e uma maior intenção de compra.
Description
Keywords
Consumo Experiência de compra Retalho alimentar
