Repository logo
 
Publication

Publicidade de produtos anti-envelhecimento e a construção de estereótipos: a perspetiva de mulheres com mais de 35 anos

dc.contributor.advisorPessôa, Clarisse
dc.contributor.authorNoverça, Maria João Moreira
dc.date.accessioned2025-08-07T10:37:29Z
dc.date.available2025-08-07T10:37:29Z
dc.date.issued2025-07-15
dc.description.abstractUma das formas de compreender o impacto social e simbólico da publicidade é através da análise das experiências e perceções do público-alvo. Apesar da crescente presença de campanhas de produtos anti-envelhecimento, existe ainda uma lacuna no que diz respeito à forma como estas campanhas são percecionadas pelas mulheres e como influenciam a sua visão do envelhecimento e da sua auto-imagem. A presente dissertação explora a forma como a publicidade de produtos anti-envelhecimento constrói estereótipos sobre as mulheres com mais de trinta e cinco anos. Foi adotada uma abordagem metodológica qualitativa, através da aplicação de focus groups, F1 – 35 a 45 anos, F2 – 45 a 55 anos e F3 - > 55 anos, permitindo obter uma perspetiva aprofundada e subjetiva das suas experiências, presente as diferentes faixas etárias. A análise dos dados foi realizada com base em análise temática, permitindo identificar padrões de resposta significativos. Os resultados obtidos revelam que a publicidade foca nos ideais de juventude, contribuindo para a exclusão simbólica das mulheres mais velhas, a par da construção de expectativas irreais em torno da imagem feminina. As participantes demonstraram uma consciência crítica e manifestaram o desejo de ver representações mais autênticas e inclusivas nas campanhas publicitárias.por
dc.identifier.tid203978846
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/58343
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectPublicidade
dc.subjectProduto de beleza anti-envelhecimento
dc.subjectEnvelhecimento feminino
dc.subjectEstereótipos
dc.subjectImpacto psicológico
dc.titlePublicidade de produtos anti-envelhecimento e a construção de estereótipos: a perspetiva de mulheres com mais de 35 anospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketing

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
maria_noverça.pdf
Size:
977.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: