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Abstract(s)
O aparecimento de redes sociais na internet, construídas em torno da troca livre de
informação, veio mudar a forma como as organizações comunicam com o público, e como
exercem a função de Relações Públicas (RP). As Organizações Militares possuem agora
um meio privilegiado para informar a sociedade sobre as suas atividades, mas a colocação
de informação na internet de forma aberta acarreta também riscos de segurança.
Este artigo pretende avaliar qual o papel que estas novas tecnologias de
comunicação podem ter na estratégia de RP da Força Aérea Portuguesa (FAP). Para o
fazer, foi comparada a estratégia de RP da FAP com um modelo de estratégia de RP de
uma Organização Militar na Web 2.0, construído por nós. Apontámos a existência de
lacunas nos campos da doutrina, treino, educação e coordenação, mas verificámos uma
boa recetividade às novas tecnologias de comunicação por parte da liderança da FAP, e
um bom conhecimento sobre as suas potencialidades e riscos.
Finalmente, concluímos que as aplicações Web 2.0 têm elevado potencial para ser
integradas na estratégia de RP da FAP, pois permitem alavancar a imagem positiva que
esta possui junto da opinião pública, e efetuar uma comunicação mais eficaz.
Description
Keywords
Relações públicas Web 2.0 Redes sociais Força Aérea Portuguesa