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Trail Running: modelo e potencial territorial enquanto produto turístico

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A procura crescente por formas de turismo alternativo e responsável, com especial enfoque no segmento do turismo na natureza, torna fulcral a aposta em atividades sustentáveis realizadas em meio natural, por forma a valorizar os recursos dos territórios em que possam ser desenvolvidas, bem como tirar partido de outros efeitos multiplicadores que podem ser gerados. Seguindo esta tendência, em Portugal, o crescimento e sucesso do turismo na natureza tem sido acompanhado pela expansão do subsetor da animação turística e das atividades de desporto na natureza e de aventura. Este estudo aborda uma das mais recentes modalidades integradas no turismo na natureza, o trail running, cujo crescimento a nível nacional e internacional tem sido notório. Pretende-se com esta dissertação investigar o potencial do trail running enquanto produto turístico, no que respeita aos territórios onde possa ser implementado e em termos de modelo de negócios. Ao longo deste estudo é realizada a caracterização e análise da modalidade, do seu potencial turístico e da procura e oferta, passando ainda pelos impactos que possa gerar nos territórios de ação. Para tal recorreu-se a diversas fontes de informação, dos quais se destaca a aplicação de questionários aos praticantes de trail running. Com a análise de toda a informação levantada foi possível apresentar contributos para a definição do perfil, motivações e preferências dos praticantes desta modalidade, que são fatores importantes para o planeamento das provas e o recurso a este subproduto para valorização dos destinos.
Given the growing demand for forms of alternative and responsible tourism, with special focus on nature tourism segment, the investment on sustainable activities in the natural environment becomes a central issue, in order to enhance the territorial resources in which they can be developed, as well as exploit other multiplier effects that can be generated. Following this trend, in Portugal, the growth and success of nature tourism has been accompanied by the expansion of leisure and recreation tourism subsector and of nature and adventure sports and activities. This study addresses one of the most recent nature tourism activity, the trail running, with a notorious development both at national and international levels. The aim of this thesis is to investigate the potential of trail running as a tourism product, regarding the territories where it can be implemented, and also as a business model. In this study a characterization and analysis of this sport, as well as its potential in terms of tourism, both from the demand and supply points of view has been carried out. The impacts in the territories of action that can be generated were also considered. Several information sources were used to achieve the objectives, including the application of questionnaires to trail running athletes. The analysis of the data gathered allowed to contribute to the definition of a trail runners’ profile, their motivations and preferences, which are important factors when it comes to planning competitions as well as to value this activity as a product to enhance the regions as tourism destinations.

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trail running corrida na natureza trilhos desportos na natureza animação turística running in nature nature sports tourism entertainment nature tourism

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