Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
407.84 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho tem como finalidade relatar uma experiência educativa interdisciplinar e
intergeracional no 2.ºCiclo do Ensino Básico. Participaram os alunos de uma turma do
5.ºano de uma Escola do Ensino Básico 2,3 e os idosos de um Centro de dia da cidade de
Coimbra. Este projeto intitulado “A trupe do mar em andanças pela escola” desenrolou-se
durante o ano letivo 2017/18, terminando com uma apresentação final à comunidade. O
projeto, desenvolvido no âmbito da Educação Cívica, com a colaboração da Biblioteca
Escolar, contemplou práticas integradas com a escrita criativa, a dança criativa e a música,
entre os alunos e os idosos, tendo como tema aglutinador a obra literária A Menina do Mar,
de Sophia Andresen. Destacam-se dois momentos no processo de trabalho: 1) Na Oficina
de Escrita Criativa, os alunos da turma reescreveram a história em quadras (outubro a
dezembro); e, 2) A Oficina de Dança Criativa (janeiro a junho) pretendeu que alunos e
idosos materializassem através de movimentos expressivos/criativos as partes da história,
construindo composições dançadas que tiveram como elemento condutor as quadras
musicadas. Ao longo deste processo de criação artística/composição coletiva estiveram
subjacentes os quatro pilares da Educação para o Século XXI, com a construção e a partilha
dos saberes entre alunos (“netos”) e idosos (“avós”): aprenderam a conhecer, a fazer, a
viver juntos e a ser. Foi gratificante sentir o grupo crescer, no sentido da pertença, da ajuda,
do afeto e da satisfação ao longo do projeto.
Description
Keywords
Interdisciplinariedade Intergeracionalidade Dança criativa 2.ºCiclo do Ensino Básico Interdisciplinarity Intergenerationality Creative dance second Basic Education Cycle
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra