Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Conciliação da tripla jornada: um estudo sobre os trabalhadores que estudam

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação Ana Marques 09.04.2021.pdf952.67 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Hoje, perante a globalização, mulheres e homens deparam-se com a dificuldade de conciliar harmoniosamente a sua vida e as esferas que a mesma comporta, familiar/pessoal, profissional e, para muitos o regresso ou continuação da formação. Este trabalho tem como objetivo analisar os trabalhadores que estudam e o modo como fazem a conciliação dessas esferas de vida, isto é, o que se designa pela conciliação da tripla jornada. Referir que há muitos anos que existe uma tendência crescente do ingresso das mulheres no mercado de trabalho e no mundo académico e com esse facto a conciliação da dupla jornada tornou-se bastante importante para que tudo funcionasse, consequentemente grande parte dos estudos realizados sobre a temática centram-se no equilíbrio das 2 esferas família e trabalho e não tanto na vertente pessoal e académica destes adultos (Giddens, 2009; Silva, Nogueira e Neves, 2010). Neste estudo, temos como objetivo perceber como estes trabalhadores que estudam conciliam a sua tripla jornada assim como os principais incentivos, dificuldades que encontram ao fazer essa conciliação. Não iremos só focar as mulheres que estudam e trabalham, iremos estudar, sim, qualquer pessoa, homem ou mulher que tenha a necessidade de conciliar as três esferas da vida, pessoal/familiar, profissional e académica. Identificados como estudantes não tradicionais, estes jovens-adultos e adultos que estudam são detentores de caraterísticas cada vez mais distintas no seu percurso. São vários os percursos e os resultados, os sucessos são uma realidade assim como o fenómeno do derrame também. Constatou-se que a maioria dos entrevistados considera fazer uma boa conciliação, gestão, das suas vidas e realçam a importância do apoio dos seus familiares para o sucesso académico. A sobreposição da vida profissional sobre as outras esferas da vida dos indivíduos predomina entre os discursos dos entrevistados, assim como o facto de a vida pessoal/ familiar e social serem as mais afetadas por tudo isto. É de realçar a vontade destes trabalhadores que estudam, em aprender e valorizarem todos os conhecimentos adquiridos (característica comum nos estudantes não tradicionais), e ainda a vontade que estes demonstram em continuar os seus estudos.
Today, in the face of globalization, women and men face the difficulty of harmoniously conciliate their life and the spheres it entails, family/personal, professional and, for many, the return or continuation of training. This work aims to analyze the workers who study and how to conciliate these spheres of life, that is, what is designated by the conciliation of the triple journey. To say that for many years there has been a growing trend of women entering the labor market and into the academic world and with this fact the conciliation of the double journey has become quite important for everything to work, consequently much of the studies carried out on the subject focus on the balance of the 2 spheres family and work and not so much in the personal and academic aspects of this adults (Giddens, 2009; Silva, Nogueira e Neves, 2010). In this study we aim to understand how these workers who study manage their triple journey as well as the main incentives, difficulties are making this conciliation. We will not focus on how women who study and work, we will study, yes, any person, man or woman who has the need to conciliate the three spheres of life, personal/family, professional and academic. Identified as non-traditional students, these young adults, and adults who study are holders of increasingly different characteristics in their journey. There are several paths and results, successes are a reality as well as the phenomenon of stroke as well. It was found that most respondents consider making a good conciliation, management of their lives and highlight the importance of supporting their family members for academic success. The overlap of professional life on the other spheres of the lives of individuals predominates among the interviewees' discourses, as well as the fact that personal/family and social life is the most affected by all this. It is important to highlight the willingness of these workers who study, to learn and value all the knowledge acquired (a common characteristic in non-traditional students), and the willingness to continue their studies.

Description

Keywords

Dupla jornada Género Tripla-jornada Conciliação de tripla-jornada Estudantes adultos Estudantes não tradicionais Gestão de recursos humanos Gender triple-journey triple-journey conciliation Adult students Non-traditional students Work-life balance Human resources management

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue