| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 3.81 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente relatório visa descrever, de forma crítica e reflexiva, as aprendizagens realizadas ao longo dos estágios pedagógicos, no âmbito das unidades curriculares Prática Educativa Supervisionada I e II, inerentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação de Coimbra. Assim sendo, para além de se apresentarem os contextos de estágios, faz-se ainda referência a todo o percurso realizado, bem como a algumas práticas consideradas essenciais para a minha formação enquanto futura profissional de educação.
Consta, ainda, deste documento uma componente investigativa, a Abordagem de Mosaico, realizada em contexto de Educação Pré-Escolar, com o intuito de conhecer a opinião das crianças sobre o Jardim de Infância. Para além desta, e no mesmo contexto educativo são abordadas mais duas experiências-chave, sendo elas a importância das Ciências Experimentais e da Biblioteca Escolar. No que diz respeito ao contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, as experiências-chave abordadas são a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e o Trabalho de Grupo. A última experiência-chave relaciona os dois contextos de estágios e aborda a relevância da articulação curricular entre ciclos, essencialmente, entre a Educação pré-escolar e a escolaridade obrigatória.
No decorrer de ambos os estágios foi valorizada a voz e a opinião, das crianças e dos alunos, bem como promovida a sua participação ativa, tendo sempre em atenção os seus interesses e necessidades.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica
