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Authors
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Abstract(s)
Esta dissertação procurou compreender o porquê e como é que as narrativas das marcas
são criadas a partir dos museus corporativos para, em seguida, criar um modelo de
estrutura para estas mesmas narrativas. Neste sentido, foi realizada uma revisão da
literatura que indicou os principais aspetos estratégicos do storytelling, do brand equity e
dos museus corporativos. Em seguida, a abordagem empírica desta informação permitiu
demonstrar como estes três conceitos podem ser interligados numa estratégia única. Numa
segunda fase, a partir de uma abordagem qualitativa, foi realizado um estudo de oito casos,
com a subsequente análise dos dados e, finalmente, o cruzamento da base teórica com os
resultados das análises. O estudo concluiu que o storytelling é uma das formas mais
eficazes de transmitir, receber e reter informações complexas. Constatou ainda que os
museus corporativos, são, por natureza, um ambiente propício para a implementação de
estratégias de storytelling com o objetivo de aumentar o brand equity. Finalmente, a
investigação apontou três razões para a construção de narrativa nos museus corporativos
e, de acordo com a sua proposta inicial, desenvolveu um modelo que identificou cinco
passos para a construção destas narrativas. Uma vez que o estudo foi realizado durante a
pandemia da Covid-19, o que impossibilitou a realização de qualquer estudo presencial
nos museus, foram apresentadas recomendações para futuras investigações que
pretendam abordar este tema.
Description
Keywords
Brand equity; Branding; Marcas; Museus corporativos; Narrativas; Storytelling