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Abstract(s)
A crescente consciencialização do consumidor sobre a sustentabilidade trouxe um
novo olhar para o consumo, provocando uma mudança no contexto atual do mercado
da moda. Em oposição ao consumo de fast fashion, os consumidores consideram agora
a sustentabilidade como um fator muito importante aquando da compra de artigos de
moda, dando enfâse a movimentos como a slow fashion. Mas como criar uma marca
de roupa que vai de encontro a estas alterações de contexto?
A presente dissertação foca-se na conceção de uma marca com inspiração no vestuário
tradicional mirandês que aplica práticas sustentáveis. Este estudo tem como objetivo
específico a caracterização da indústria da moda, em particular o conceito de moda, a
fast fashion e a slow fashion, e a caracterização do marketing, nomeadamente as
diferentes abordagens aplicadas a essas práticas e a análise das marcas que aplicam
práticas sustentáveis e dos seus consumidores.
Para responder a este problema, procedeu-se à recolha de conteúdos bibliográficos
para fundamentação dos temas e caracterização das mudanças contextuais que
ocorrem no mercado da moda e ao levantamento de dados primários, através da
realização de um questionário a 11 marcas de produção nacional e com práticas
sustentáveis, e secundários, através de um método qualitativo e descritivo.
Os resultados confirmam que as práticas sustentáveis mais mencionadas pelas marcas
estudadas são a preocupação com a sustentabilidade dos materiais e a
durabilidade/intemporalidade das peças, bem como as suas práticas sustentáveis
representam um benefício para o consumidor e atuam como uma motivação à
aquisição de produtos.
Description
Keywords
Práticas sustentáveis Vestuário mirandês Fast fashion Slow fashion Mudança no consumo