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Da fast fashion à sustentabilidade na moda: um projeto de conceção da marca Mai

dc.contributor.advisorMorais, João Daniel Gomes
dc.contributor.authorAlmeida, Joana Marques de
dc.date.accessioned2022-01-24T16:29:50Z
dc.date.available2022-01-24T16:29:50Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA crescente consciencialização do consumidor sobre a sustentabilidade trouxe um novo olhar para o consumo, provocando uma mudança no contexto atual do mercado da moda. Em oposição ao consumo de fast fashion, os consumidores consideram agora a sustentabilidade como um fator muito importante aquando da compra de artigos de moda, dando enfâse a movimentos como a slow fashion. Mas como criar uma marca de roupa que vai de encontro a estas alterações de contexto? A presente dissertação foca-se na conceção de uma marca com inspiração no vestuário tradicional mirandês que aplica práticas sustentáveis. Este estudo tem como objetivo específico a caracterização da indústria da moda, em particular o conceito de moda, a fast fashion e a slow fashion, e a caracterização do marketing, nomeadamente as diferentes abordagens aplicadas a essas práticas e a análise das marcas que aplicam práticas sustentáveis e dos seus consumidores. Para responder a este problema, procedeu-se à recolha de conteúdos bibliográficos para fundamentação dos temas e caracterização das mudanças contextuais que ocorrem no mercado da moda e ao levantamento de dados primários, através da realização de um questionário a 11 marcas de produção nacional e com práticas sustentáveis, e secundários, através de um método qualitativo e descritivo. Os resultados confirmam que as práticas sustentáveis mais mencionadas pelas marcas estudadas são a preocupação com a sustentabilidade dos materiais e a durabilidade/intemporalidade das peças, bem como as suas práticas sustentáveis representam um benefício para o consumidor e atuam como uma motivação à aquisição de produtos.pt_PT
dc.identifier.tid202896315pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38963
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPráticas sustentáveispt_PT
dc.subjectVestuário mirandêspt_PT
dc.subjectFast fashionpt_PT
dc.subjectSlow fashionpt_PT
dc.subjectMudança no consumopt_PT
dc.titleDa fast fashion à sustentabilidade na moda: um projeto de conceção da marca Maipt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra

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