Repository logo
 
Publication

Implementação de Ferramentas e Métodos Lean na Gestão da Manutenção dos Helicópteros da Marinha Portuguesa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorRamos, Nuno Miguel Costa Gaspar Duarte
dc.contributor.advisorMartins, Tiago Pedro Giesta
dc.contributor.authorAnjo, Beatriz Godinho
dc.date.accessioned2021-11-26T14:38:59Z
dc.date.available2021-11-26T14:38:59Z
dc.date.issued2021-09
dc.description.abstractA Marinha Portuguesa tem vindo a desenvolver vários processos de inovação abertos e colaborativos, com vista a contornar os desafios que atualmente enfrenta. A presente dissertação de mestrado constitui-se como um contributo para o âmbito da inovação e da melhoria contínua, utilizando as metodologias Kaizen e Lean. O objetivo do trabalho de investigação é a identificação das ferramentas de melhoria contínua que melhor se adequam à gestão da manutenção dos helicópteros da Marinha Portuguesa, identificando para isso o estado atual do processo e os desperdícios do mesmo. O estudo incidiu sobre quatro das oito oficinas do Serviço de Apoio do Departamento de Manutenção da Esquadrilha de Helicópteros. O estado atual do processo encontrava-se com elevados tempo de espera dos materiais necessários à manutenção de segundo escalão dos equipamentos provenientes do Serviço de Aprontamento, o que acarretava impacto financeiro para a organização. Com o foco na resolução deste problema foram ainda encontrados outros desperdícios: o transporte, desperdício do próprio processo, movimentações e stocks de equipamento inoperacional. O estudo resultou num plano para reduzir ou eliminar esses desperdícios. Foram estudadas várias ferramentas de melhoria contínua, sendo as que melhor se adequam ao processo as seguintes: o ciclo PDCA, o Diagrama-de-Causa-Efeito, a Gestão Visual, a ferramenta 5Whys, VSM, 5S, 5W2H, FMEA, SIPOC, 4K´s do Kaizen e o Sistema Pull. Foram ainda recolhidas várias ideias de melhoria de cada encarregado de oficina alvo de estudo, para um posterior estado intermédio entre o estado atual e o estado ideal. Com a presente dissertação de mestrado pretende-se alocar menos recursos ao processo de gestão da manutenção dos helicópteros da Marinha Portuguesa, ao reduzir ou eliminar as etapas que não criam valor, libertando esses mesmos recursos, nomeadamente os recursos humanos, para que os mesmos possam surgir com novas ideias para melhorar o processo.pt_PT
dc.description.abstractThe Portuguese Navy has been developing several open and collaborative innovation processes, with a view to overcoming the challenges it currently faces. This master's thesis is a contribution to the scope of innovation and continuous improvement, using Kaizen and Lean methodologies. The objective of the research work is to identify the tools for continuous improvement that are best suited to the maintenance management of Portuguese Navy helicopters, identifying the current status of the process and its waste. The study focused on four of the eight workshops of the Helicopter Flight Maintenance Department Support Service. The current state of the process was with high waiting times for the materials necessary for the maintenance of the second level of equipment from the Finishing Service, which had a financial impact on the organization. With the focus on solving this problem, other wastes were also found: transport, waste from the process itself, movements and inoperative equipment stocks. The study resulted in a plan to reduce or eliminate this waste. Several continuous improvement tools were studied, the following being the ones that best fit the process: the PDCA cycle, the Cause-Effect Diagram, the Visual Management, the 5Whys, VSM, 5S, 5W2H, FMEA, SIPOC, 4K's of Kaizen and the Pull System. Several ideas for improvement were also collected from each person in charge of the workshop being studied, for a subsequent intermediate state between the current state and the ideal state. With this master's thesis, it is intended to allocate less resources to the maintenance management process of the Portuguese Navy's helicopters, by reducing or eliminating the steps that do not create value, freeing these same resources, namely human resources, so that they can come up with new ideas to improve the process.pt_PT
dc.identifier.tid202784835pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38073
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCriação de valorpt_PT
dc.subjectDesperdíciospt_PT
dc.subjectGestão da manutençãopt_PT
dc.subjectKaizenpt_PT
dc.subjectLeanpt_PT
dc.titleImplementação de Ferramentas e Métodos Lean na Gestão da Manutenção dos Helicópteros da Marinha Portuguesapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Naval
thesis.degree.nameCiências Militares Navais, na especialidade de Administração Navalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
519_ASPOF_ANJO_Versão_Corrigida.pdf
Size:
17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format