Repository logo
 
Publication

O movimento slow food: caracterização do perfil do consumidor português - estudo exploratório

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorGomes, Sandra
dc.contributor.authorMachado, Joana Maria Queirós
dc.date.accessioned2024-08-19T13:02:45Z
dc.date.available2024-08-19T13:02:45Z
dc.date.issued2012-10-29
dc.description.abstractToda a gente sabe que comer é fundamental para viver. Contudo há aqueles que não têm muito cuidado com o que comem, com a proveniência dos alimentos nem com o momento da refeição em si. Por outro lado, temos os “amantes da boa mesa”, que são pessoas que se preocupam com os alimentos, de onde vêm, como são criados, gostam de se sentar á mesa e, com tempo, aproveitarem todos os momentos da refeição. Apesar de muita gente nunca ter pensado nisso existe um nome para este tipo alimentação e tudo o que daí advém. Chama-se Slow Food. Carlo Petrini, foi o fundador do Movimento Slow Food, em Itália no ano de 1989 . O Slow Food veio contrariar todos os princípios do Fast Food. Segundo o manual criado pelos fundadores do Movimento, a sua missão é tornar-se uma voz activa na agricultura e na ecologia, através dos seus conhecimentos gastronómicos relacionados com a política, a agricultura e o ambiente. Este Movimento internacional visa a Defesa da Biodiversidade, Educação do Gosto e a aproximação de produtores e consumidores. Um pouco por todo mundo, o Movimento tem organizado iniciativas no sentido de divulgar os seus princípios, em países como Itália (maioritariamente) EUA, França, Alemanha, Japão, Reino Unido e Suiça. Em Portugal, só se consegue contactar com pessoas do Grupo através das redes sociais, e por aí é possível perceber que também existem pessoas associadas ao Movimento. Por isto mesmo e por haver tão pouca informação no nosso país, este trabalho vai ter como principal objectivo conhecer os portugueses que fazer parte do movimento Slow Food e qual o seu estilo de vida.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51718
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectHábitos alimentarespt_PT
dc.subjectAlimentação saudávelpt_PT
dc.titleO movimento slow food: caracterização do perfil do consumidor português - estudo exploratóriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Comportamento do Consumopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
joana_machado - alterar capa.pdf
Size:
1.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: