Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Especular sobre crítica institucional em Portugal: Pintura e o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese_MDCV_Catarina Vasco_SP.pdf31.08 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Especular sobre Crítica Institucional em Portugal: Pintura e o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian é uma dissertação desenvolvida no âmbito do mestrado em Design e Cultura Visual que estuda o contributo da Pintura de natureza conceptual em Portugal através do conceito de Crítica Institucional desenvolvido nos anos 1960 e seus desdobramentos presentes. A análise foca-se na coleção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e enquadra na esfera da Crítica Institucional pinturas de Paula Rego, Jorge Pinheiro, Pedro Cabrita Reis, Eduardo Batarda, Maria José Aguiar, Gabriel Abrantes e Francisco Vidal. A pesquisa utiliza um quadro teórico e histórico que adota uma metodologia qualitativa que inclui uma análise específica de certas obras de arte, de algumas materializações da Crítica Institucional e seus reflexos na Pintura em Portugal. Analisou-se o papel da coleção de arte do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e o seu contributo para o robustecimento do sistema de arte no país, destacando a sua influência na valorização da Crítica Institucional. O estudo proporciona um entendimento mais profundo das relações complexas entre artistas e instituições culturais e das tensões entre liberdade artística e restrições institucionais.
Speculating on Institutional Critique in Portugal: Painting and the Modern Art Centre of the Calouste Gulbenkian Foundation is a dissertation developed within the Master’s programme in Design and Visual Culture. It investigates the contribution of conceptually driven painting in Portugal through the lens of Institutional Critique—a concept developed in the 1960s and its contemporary unfoldings. The analysis focuses on the collection of the Modern Art Centre of the Calouste Gulbenkian Foundation in Lisbon, framing within the scope of Institutional Critique the paintings of Paula Rego, Jorge Pinheiro, Pedro Cabrita Reis, Eduardo Batarda, Maria José Aguiar, Gabriel Abrantes, and Francisco Vidal. The research employs a theoretical and historical framework using a qualitative methodology, which includes specific analysis of selected artworks, certain manifestations of Institutional Critique, and their reverberations in Portuguese painting. It examines the role of the Modern Art Centre’s collection in strengthening the country’s art system, highlighting its influence in legitimising and valuing Institutional Critique. This study provides a deeper understanding of the complex relationship between artists and cultural institutions, and the ongoing tensions between artistic freedom and institutional constraints.

Description

Keywords

Pintura Crítica institucional em Portugal Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian Artistas portugueses

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence