Repository logo
 
Publication

A escola sob o olhar dos alunos e das alunas

dc.contributor.advisorMarchão, Amélia
dc.contributor.authorOliveira, Martinha de Jesus Alexandre
dc.date.accessioned2016-07-07T00:19:59Z
dc.date.available2016-07-07T00:19:59Z
dc.date.issued2015-05-26
dc.description.abstractNo seu papel de instituição de ensino mas também de educadora, a escola enfrenta hoje um grande desafio face à emergência de alunos/as cada vez mais heterogéneos e fruto de um mundo em evolução mas também com novos problemas sociais e económicos. Por isso, precisa de constantemente questionar o seu modo de funcionamento e questionar o conhecimento que pretende que os alunos aprendam. Nesse processo de questionamento é necessário incluir os alunos e alunas, pois são eles que dão sentido à escola e determinam a sua existência. Para que isso possa acontecer é preciso que sejam ouvidos e que se tenham em conta as suas opiniões. Foi o que tentámos fazer no estudo que agora se apresenta: ouvir a opinião dos alunos e das alunas do 3.º ciclo do ensino básico sobre a sua escola, sobre a relação que têm com ela, com o que nela aprendem e com os seus professores/as. Os resultados que apurámos e interpretámos ao longo deste estudo de caso deixam perceber que os sujeitos participantes, na sua maioria, desenvolvem uma relação positiva com a escola que frequentam, com o que nela aprendem e com os seus professores e professoras.pt_PT
dc.description.abstractIn its role of educational institution but also as an educator, the school is now facing a major challenge regarding the arising of students gradually heterogeneous as the result of a changing world but also with new social and economic problems. So it is needed to question constantly their working mode and question the knowledge that they want students to learn. In this questioning process is necessary to include male and female students, it is they who give meaning to school and determine its existence. For this to happen we need to listen and take into account their point of view. That's what we tried to do in this study: listening the opinion from male and female the students of the 3rd cycle of basic education about their school, about the relationship they have with the scho, with wht thy learn and the relation with their teachers The results that we found and interpreted through this case of study suggest that the students, mostly develop a positive relationship with the school they attend, with which they learn and with the relation with their teachers.pt_PT
dc.identifier.tid201204975pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/14234
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEscola do 3.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectopiniões dos alunos e das alunaspt_PT
dc.subjectSchool of the 3rd cycle of basic educationpt_PT
dc.subjectopinions of male and female studentspt_PT
dc.titleA escola sob o olhar dos alunos e das alunaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Riscopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Martinha Oliveira_Dissertação apresentada à ESE_IPP_Versão Final.pdf
Size:
4.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: