Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A escola sob o olhar dos alunos e das alunas

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

No seu papel de instituição de ensino mas também de educadora, a escola enfrenta hoje um grande desafio face à emergência de alunos/as cada vez mais heterogéneos e fruto de um mundo em evolução mas também com novos problemas sociais e económicos. Por isso, precisa de constantemente questionar o seu modo de funcionamento e questionar o conhecimento que pretende que os alunos aprendam. Nesse processo de questionamento é necessário incluir os alunos e alunas, pois são eles que dão sentido à escola e determinam a sua existência. Para que isso possa acontecer é preciso que sejam ouvidos e que se tenham em conta as suas opiniões. Foi o que tentámos fazer no estudo que agora se apresenta: ouvir a opinião dos alunos e das alunas do 3.º ciclo do ensino básico sobre a sua escola, sobre a relação que têm com ela, com o que nela aprendem e com os seus professores/as. Os resultados que apurámos e interpretámos ao longo deste estudo de caso deixam perceber que os sujeitos participantes, na sua maioria, desenvolvem uma relação positiva com a escola que frequentam, com o que nela aprendem e com os seus professores e professoras.
In its role of educational institution but also as an educator, the school is now facing a major challenge regarding the arising of students gradually heterogeneous as the result of a changing world but also with new social and economic problems. So it is needed to question constantly their working mode and question the knowledge that they want students to learn. In this questioning process is necessary to include male and female students, it is they who give meaning to school and determine its existence. For this to happen we need to listen and take into account their point of view. That's what we tried to do in this study: listening the opinion from male and female the students of the 3rd cycle of basic education about their school, about the relationship they have with the scho, with wht thy learn and the relation with their teachers The results that we found and interpreted through this case of study suggest that the students, mostly develop a positive relationship with the school they attend, with which they learn and with the relation with their teachers.

Description

Keywords

Escola do 3.º ciclo do ensino básico opiniões dos alunos e das alunas School of the 3rd cycle of basic education opinions of male and female students

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License