Repository logo
 
Publication

A inclusão de alunos com NEE´s: Os professores e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e das Tecnologias de Apoio no processo de Inclusão

dc.contributor.advisorFerreira, Marco
dc.contributor.authorEsteves, Susana Cristina da Silva Tavares Costa
dc.date.accessioned2016-01-08T17:21:15Z
dc.date.available2016-01-08T17:21:15Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO presente estudo, de natureza quantitativa, tem como principal objectivo conhecer as atitudes dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, face ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Tecnologias de Apoio (TA) na inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE’s) em salas do Ensino Regular. Para tal recorremos a métodos documentais (revisão bibliográfica) e de inquirição (questionário composto por perguntas de natureza fechada e aberta). A análise dos resultados permitiu clarificar que os professores apresentam atitudes positivas face à importância das TIC enquanto ferramentas com potenciais significativos tanto para os professores, como para os alunos com NEE’s, de forma a poderem ultrapassar barreiras e promover a aquisição de capacidades e competências. Por outro lado, nem sempre as escolas têm um parque informático eficaz, tanto para os professores como para os alunos, condicionando assim o uso das TIC nas suas práticas. Os professores admitem que as TIC podem promover a integração social e escolar diminuindo os obstáculos encontrados pelos alunos com NEE’s. A falta de formação específica em TIC, o sexo dos professores e as competências para o uso das TIC, revelaram-se como factores a ter em conta na utilização efectiva das TIC no processo de inclusão dos alunos com NEE’s.pt_PT
dc.description.abstractThe present quantitative study has as main aim to understand the attitudes of teachers from primary schools towards the use of Information and Communication Technology (ICT) in the inclusion of pupils with Special Educational Needs (SEN) and Assistive Technology (TA) in the regular classroom. Therefore a literary review was made as well as an enquiry (a questionnaire consisting of opened and closed questions). The analyses of the results clarified that the teachers show positive attitudes towards the importance of ICT as tools with significant potential for both teachers and pupils with SEN, so that they can overcome barriers and promote the acquisition of skills and competencies. On the other hand, not all the schools have enough and effective ICT resources both for teachers and pupils, conditioning the use of technology in their practices. Teachers admit that ICT can promote social integration and education as well as reducing obstacles encountered by students with SEN. The lack of specific training in ICT, the gender and skills of the teachers towards the use of ICT, proved to be factors to be taken in account in the effective use of ICT in the process of inclusion of pupils with SEN.pt_PT
dc.identifier.tid201833921
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/10743
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopt_PT
dc.subjectTecnologias de Apoiopt_PT
dc.subjectCompetências em TICpt_PT
dc.subjectFormação de Professores em TICpt_PT
dc.titleA inclusão de alunos com NEE´s: Os professores e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e das Tecnologias de Apoio no processo de Inclusãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Necessidades Educativas Especiais – Área de especialização em Cognição e Motricidadept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese Mestrado em NEE_Area Especializaçao em Cogniçao e Motricidade_Inclusão de Alunos com NEE_Os professores e o uso das ~1.pdf
Size:
1.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: