Repository logo
 
Publication

A contribuição do design e da publicidade na preservação e revitalização do artesanato português: Projeto da marca Mila

dc.contributor.advisorFerreira, João Batalheiro
dc.contributor.authorMartins, Zaida dos Santos
dc.date.accessioned2024-11-07T16:20:20Z
dc.date.available2024-11-07T16:20:20Z
dc.date.issued2024-09
dc.description.abstractPerante o atual panorama sociocultural, marcado pelas constantes alterações do mercado e do comportamento do consumidor, assiste-se à desvalorização das atividades artesanais e ao iminente risco de extinção de determinadas artes e ofícios. Face a esta situação, os artesãos procuram constantemente preservar os métodos tradicionais de produção ao mesmo tempo que se tentam reinventar, procurando novas formas de comercializar os seus produtos e alcançar o seu público. O objetivo desta investigação passa por entender de que maneira o design e a publicidade podem contribuir para a preservação e revitalização do artesanato português. Este estudo é constituído por uma pesquisa qualitativa, composta por uma fase de coleta e pesquisa de dados, seguida de uma análise de casos de estudo de marcas artesanais portuguesas de decoração e/ou joalharia, e respetiva etapa de entrevistas aos responsáveis. Em paralelo, foi desenvolvida uma nova identidade visual e uma estratégia de comunicação digital para a marca artesanal Mila.pt_PT
dc.description.abstractGiven the current sociocultural panorama, marked by constant changes in the market and consumer behavior, we are witnessing the devaluation of artisanal activities and the imminent risk of extinction of certain arts and crafts. Faced with this situation, artisans constantly seek to preserve traditional production methods while trying to reinvent themselves, looking for new ways to market their products and reach their audience. The objective of this investigation is to understand how design and advertising can contribute to the preservation and revitalization of Portuguese crafts. This study consists of qualitative research, comprising a data collection and research phase, followed by an analysis of case studies of Portuguese handmade decoration and/or jewelry brands, and interviews with those responsible. In parallel, a new visual identity and a digital communication strategy were developed for the artisanal brand Mila.pt_PT
dc.identifier.tid203719506pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/52742
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectDesign de identidadept_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectArtesanatopt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleA contribuição do design e da publicidade na preservação e revitalização do artesanato português: Projeto da marca Milapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameDesign e Publicidadept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MOD.IADE-312V01_Capa Mestrado em Design e Publicidade.pdf
Size:
174.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Zaida_Martins.pdf
Size:
161.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: