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A presente dissertação tem como principal objetivo identificar o potencial do Interior Norte de Portugal para atrair turistas e valorizar a região promovendo os seus recursos naturais, culturais e o seu património. Pretende-se assim, avaliar a oportunidade de criação de novas ferramentas para o turismo e centros museológicos para atrair novos stakeholders, de forma de alavancar a economia regional, criando valor para o turismo e um meio de divulgação da imagem da região.
Para tal, foi feita uma revisão de literatura dos principais conceitos e tendências de mercado, abordando temas como o lazer e padrões de consumo. Para uma compreensão abrangente da atual situação no Interior Norte de Portugal, particularmente nas sub-regiões de baixa densidade populacional, foram trabalhados conceitos como a cultura e os diferentes tipos de património com potencial de atração e retenção turística.
De forma a atingir o objetivo geral proposto, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a diferentes entidades do território (públicas e privadas) e com diferentes níveis de intervenção na governança visando os quatro objetivos específicos: analisar o perfil do visitante, identificar os instrumentos promocionais na divulgação dos recursos turísticos, analisar a evolução da oferta turística, e estudar os efeitos da pandemia no turismo e entender que mudanças isso trouxe para o seu futuro.
Assim, foi possível entender de que forma as entidades do interior norte português promovem o território e que estratégias usam para divulgar e valorizar o seu património e a sua cultura, considerando a atual crise pandémica.
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Cultura Interior Património Região Valorização