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A percepção de auditores e auditados sobre os principais aspectos relativos às boas práticas profissionais de auditoria interna

dc.contributor.advisorMorais, Maria Georgina da Costa Tamborino
dc.contributor.advisorSilva, Alexandre Miguel Fernandes Gomes da
dc.contributor.authorLima, Fernanda Luna Batista Ferreira
dc.date.accessioned2016-05-02T11:29:41Z
dc.date.available2016-05-02T11:29:41Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA atividade de auditoria interna tem sucedido por significativa expansão e valorização nos últimos anos. O objetivo do estudo foi avaliar a percepção de auditores internos e empresas auditadas em relação às práticas de auditoria interna e analisar se possuem percepções convergentes no que tange às boas práticas da atividade. A pesquisa analisou diferentes aspectos da atividade de auditoria interna, nomeadamente: os principais benefícios da auditoria interna; o relacionamento entre auditores e gestores; a qualidade dos serviços da auditoria interna; o processo de auditoria e reporte e a qualidade da equipa de auditoria interna. Os auditores internos e auditados apontaram que, de forma geral, os resultados das atividades da auditoria interna atendem às expectativas da organização e que a atividade garante maior eficiência dos processos internos. Também apresentaram uma percepção positiva sobre o relatório de auditoria interna refletir adequadamente a situação atual das áreas auditadas e suportado por evidências apropriadas e o acesso irrestrito a documentos, informações e funcionários para a execução dos seus trabalhos. A pesquisa revelou uma divergência perceptiva da frequência de respostas positivas entre auditores e auditados. Ainda que sutil, os auditores internos compreendem as funções com maior significância comparado aos auditados. A percepção do uso de boas práticas de auditoria interna por entre os inquiridos é coerente e corrobora com os atributos de qualidade citados na literatura, indicando a presença na avaliação da qualidade do serviço de auditoria interna. Esta pesquisa esteve sujeita a limitação na obtenção das respostas aos questionários, que se repercutiu no tamanho da amostra por parte das empresas auditadas. Contudo, foi possível concluir que, os sujeitos da amostra, consideram que a atividade de auditoria interna contribui para uma gestão eficaz. Visando ampliar a base de conhecimento sobre o tema, sugere-se a realização de estudos que relacionem os atributos de qualidade observados à noção de eficácia da auditoria interna, bem como pesquisas que proponham e testem novos modelos de avaliação da qualidade do serviço de auditoria interna.pt_PT
dc.identifier.tid201137275pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13440
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAuditoria internapt_PT
dc.subjectAuditadospt_PT
dc.subjectBoas práticaspt_PT
dc.subjectAtributos de qualidadept_PT
dc.titleA percepção de auditores e auditados sobre os principais aspectos relativos às boas práticas profissionais de auditoria internapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra

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