Repository logo
 
Publication

Mercado potencial para um novo hotel em Elvas: destino emergente de turismo cultural

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Antónia
dc.contributor.authorPalhas, António José
dc.date.accessioned2018-05-25T15:17:24Z
dc.date.available2018-05-25T15:17:24Z
dc.date.issued2018-05-23
dc.description.abstractAtualmente o turismo cultural apresenta-se como um dos tipos de turismo que mais receitas gera com um contributo muito significativo para o desenvolvimento cultural das cidades. Elvas, cidade fronteiriça do Alto Alentejo, classificada como Património Mundial da Unesco em 2012 possui atributos para afirmar-se como destino cultural: património histórico, cultural, religioso e militar. A instalação de um hotel da cadeia Vila Galé em Elvas constitui uma mais-valia para a cidade e um desafio para fixar os atuais visitantes à cidade, num destino que até agora tem um estatuto de destino de passagem. Para tal recorreu-se a uma recolha de dados primários, por recurso a questionários estruturados que propunham caracterizar o perfil dos turistas, as motivações de viagens e preferências por serviços hoteleiros de forma a criar pacotes, serviços e experiências que potenciem a fidelização do turista. Os inquéritos efetuados revelam um turista cultural, com formação superior, maioritariamente de nacionalidade espanhola e que não pernoita no destino, mas recomenda o mesmo e tem intenção de voltar. Prefere o automóvel na deslocação, valoriza as redes de comunicação e aprecia a gastronomia local. As preferências por serviços hoteleiros sugerem que o turista está disponível para pagar 65,55€ por dormida em média, neste preço inclui o pequeno-almoço, num espaço que pretende reservar online. Privilegia a limpeza, a existência de parque de estacionamento, piscina e SPA. O gosto pela gastronomia, sobejamente revelado propõe que no hotel surja um restaurante temático e cozinha de autor, como elemento de preferência. O ensaio de preferências reveladas e a análise SWOT permite esboçar a posição competitiva do hotel e definir a estratégia a prosseguir para transformar o visitante de Elvas num potencial hóspede.pt_PT
dc.description.abstractAt present cultural tourism is one of the types of tourism that generates more revenue with a very significant contribution to the cultural development of cities. Elvas, a border town in the Upper Alentejo, classified as a Unesco World Heritage Site in 2012 has attributes to assert itself as a cultural destination: historical, cultural, religious and military heritage. The installation of a Vila Galé chain hotel in Elvas is an asset to the city and a challenge to fix current visitors to the city, in a destination that until now has a destination status of passage. For this purpose, a primary data collection was used, using structured questionnaires that proposed to characterize the profile of tourists, motivations of trips and preferences for hotel services in order to create packages, services and experiences that enhance tourist loyalty. The surveys carried out reveal a cultural tourist with a higher education, mainly of Spanish nationality and who does not stay overnight, but recommends the destination and intends to return. It prefers the automobile in the displacement, it appreciates the networks of communication and it appreciates the local gastronomy. Preferences for hotel services suggest that the tourist is available to pay € 65.55 per night on average, this price includes breakfast in a space that it wants to book online. It values the cleaning, the existence of parking, swimming pool and SPA. The taste for gastronomy, well revealed proposes the existence of a themed restaurant and author's cuisine, as element of preference. The revealed preferences test and the SWOT analysis allow outlining the hotel’s competitive position and setting the strategy to continue to turn the Elvas visitor into a potential guest.pt_PT
dc.identifier.tid201920786pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/22983
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTurismo culturalpt_PT
dc.subjectElvaspt_PT
dc.subjectVila Galépt_PT
dc.subjectAtratividade de um hotelpt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.titleMercado potencial para um novo hotel em Elvas: destino emergente de turismo culturalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Gestão do Turismo e da Hotelariapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de M-GTH - António Palhas 50035509.pdf
Size:
2.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: