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Ensino de Piano no curso de iniciação: o papel dos compositores portugueses
dc.contributor.author | Carla Maria Lopes Martins Meireles de Barros | |
dc.date.accessioned | 2024-02-05T17:17:54Z | |
dc.date.available | 2024-02-05T17:17:54Z | |
dc.date.issued | 2024-01-20 | |
dc.description.abstract | O presente relatório é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino de Música no Instituto Piaget de Viseu. Enquanto aluno e profissional no ensino de piano, a estagiária constatou que não é habitual ver os alunos a estudar e a tocar obras de piano de compositores portugueses, nomeadamente, em idades jovens. Importa avaliar e identificar algumas das possíveis razões que expliquem este comportamento, bem como, ter a perceção de quais consequências que a não inclusão desse tipo de obras possam ter no desenvolvimento do aluno, em termos técnicos e culturais. Pelas questões anteriormente expostas, é proposto investigar e trabalhar este tema com o título de “Ensino de Piano no curso de iniciação: o papel dos Compositores portugueses”. A opção por este tema prende-se com o interesse, como profissional do ensino de piano, em conhecer e caracterizar qual o papel que as obras de compositores portugueses possuem na promoção e motivação dos alunos na aprendizagem de piano, nomeadamente, nos cursos de iniciação em Portugal. Os dados foram recolhidos com recurso de questionários enviados a vários professores de piano de diferentes instituições de ensino, por forma a caracterizar a inclusão de compositores portugueses no ensino de piano e refletir sobre essa problemática no plano curricular de iniciação ao piano. Enquadrado no projeto de investigação-ação, permitiu refletir sobre o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem adquirida durante o processo de Prática de Ensino Supervisionada de piano, realizado no Conservatório de Música e Dança–Pallco. Para tal, foram recolhidas informações sobre o desempenho e evolução do aluno, em cada peça/obra, com base na observação e registos escritos, bem como, de troca de opiniões com a Professora Cooperante. Esta experiência possibilitou compreender as diferentes estratégias e dinâmicas que são necessárias implementar em cada aula para garantir a melhor evolução dos alunos na aprendizagem de piano. Para além disso, foi possível constatar a importância da relação que é mantida entre o binómio Professor-aluno. Dessa análise, podemos realçar a importância do sentido de dedicação demonstrada pelo Professor e ainda, a capacidade de fazer com que o aluno seja capaz de sentir que consegue ultrapassar as dificuldades e progredir de aula para aula. Durante o estágio, destaca-se a participação em atividades da escola: audições, galas e reuniões de departamento, bem como, a relação com toda a comunidade educativa. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203514777 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/49618 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Piano | pt_PT |
dc.subject | plano curricular | pt_PT |
dc.subject | ensino de piano | pt_PT |
dc.subject | compositores portugueses | pt_PT |
dc.title | Ensino de Piano no curso de iniciação: o papel dos compositores portugueses | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino de Música | pt_PT |
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