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A Anunciação
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rêgo, Carla | |
dc.contributor.advisor | Tojal, Nazaré | |
dc.contributor.author | Gordo, Ana Rita Calcado Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2018-04-16T15:37:25Z | |
dc.date.available | 2018-04-16T15:37:25Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.description.abstract | O presente relatório refere-se ao estudo e conservação da pintura sobre madeira do século XVI, A Anunciação, pertencente ao Museu de Artes Decorativas Portuguesas, efectuado no âmbito do estágio para obtenção do grau de mestre em conservação e restauro, com especialização no perfil de património móvel, em pintura de cavalete. Os objectivos do trabalho foram o estudo da pintura para tentar dissipar dúvidas sobre a sua autoria e a intervenção de conservação a fim de estabilizar os materiais constituintes. Apresentam-se fundamentos teóricos de enquadramento da pintura quer na história, quer na história da arte portuguesa bem como a sua leitura iconográfica. A descrição e avaliação do estado geral de conservação da pintura e os métodos de exame auxiliares utilizados para obter informações sobre os materiais e técnicas usadas na sua execução são apresentados, tendo sido utilizados; luz rasante, radiação ultravioleta, reflectografia de infravermelhos e radiografia. A definição dos critérios, a proposta e metodologia de intervenção seguidas, assim como a indicação de parâmetros e meios aconselhados a serem seguidos pelo proprietário, para assegurar a manutenção do estado geral de conservação atingido, são também descritos. Vários anexos foram elaborados para melhor esclarecimento das opções, a saber, tabela com a listagem de obras atribuídas ao Mestre da Lourinhã, artigos referentes ao código de ética E.C.C.O. que pautaram a definição dos critérios de intervenção, registos fotográficos efectuados aquando do levantamento de patologias, danos e alterações à vista desarmada e da utilização dos métodos de exame auxiliares acima referidos e, por último, fichas técnicas/segurança, dos materiais utilizados durante a intervenção de conservação. Durante o decorrer deste estágio cumpriram-se os objectivos inicialmente propostos, tendo-se estabilizado os materiais dos estratos constituintes da pintura em questão e, ainda que carecendo de estudos mais aprofundados, arriscamos concluir que a pintura pertence à Escola do Mestre da Lourinhã. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Instituto Politécnico de Tomar | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201827670 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/22327 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Pintura portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Séc. XVI | pt_PT |
dc.subject | Mestre Lourinhã | pt_PT |
dc.subject | Conservação | pt_PT |
dc.subject | Exames auxiliares | pt_PT |
dc.title | A Anunciação | pt_PT |
dc.title.alternative | Estudo e conservação de uma pintura do séc.XVI | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Tomar | |
thesis.degree.name | Mestrado em Conservação e Restauro | pt_PT |