Repository logo
 
Publication

A Anunciação

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorRêgo, Carla
dc.contributor.advisorTojal, Nazaré
dc.contributor.authorGordo, Ana Rita Calcado Gonçalves
dc.date.accessioned2018-04-16T15:37:25Z
dc.date.available2018-04-16T15:37:25Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.description.abstractO presente relatório refere-se ao estudo e conservação da pintura sobre madeira do século XVI, A Anunciação, pertencente ao Museu de Artes Decorativas Portuguesas, efectuado no âmbito do estágio para obtenção do grau de mestre em conservação e restauro, com especialização no perfil de património móvel, em pintura de cavalete. Os objectivos do trabalho foram o estudo da pintura para tentar dissipar dúvidas sobre a sua autoria e a intervenção de conservação a fim de estabilizar os materiais constituintes. Apresentam-se fundamentos teóricos de enquadramento da pintura quer na história, quer na história da arte portuguesa bem como a sua leitura iconográfica. A descrição e avaliação do estado geral de conservação da pintura e os métodos de exame auxiliares utilizados para obter informações sobre os materiais e técnicas usadas na sua execução são apresentados, tendo sido utilizados; luz rasante, radiação ultravioleta, reflectografia de infravermelhos e radiografia. A definição dos critérios, a proposta e metodologia de intervenção seguidas, assim como a indicação de parâmetros e meios aconselhados a serem seguidos pelo proprietário, para assegurar a manutenção do estado geral de conservação atingido, são também descritos. Vários anexos foram elaborados para melhor esclarecimento das opções, a saber, tabela com a listagem de obras atribuídas ao Mestre da Lourinhã, artigos referentes ao código de ética E.C.C.O. que pautaram a definição dos critérios de intervenção, registos fotográficos efectuados aquando do levantamento de patologias, danos e alterações à vista desarmada e da utilização dos métodos de exame auxiliares acima referidos e, por último, fichas técnicas/segurança, dos materiais utilizados durante a intervenção de conservação. Durante o decorrer deste estágio cumpriram-se os objectivos inicialmente propostos, tendo-se estabilizado os materiais dos estratos constituintes da pintura em questão e, ainda que carecendo de estudos mais aprofundados, arriscamos concluir que a pintura pertence à Escola do Mestre da Lourinhã.pt_PT
dc.description.sponsorshipInstituto Politécnico de Tomarpt_PT
dc.identifier.tid201827670pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/22327
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPintura portuguesapt_PT
dc.subjectSéc. XVIpt_PT
dc.subjectMestre Lourinhãpt_PT
dc.subjectConservaçãopt_PT
dc.subjectExames auxiliarespt_PT
dc.titleA Anunciaçãopt_PT
dc.title.alternativeEstudo e conservação de uma pintura do séc.XVIpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Tomar
thesis.degree.nameMestrado em Conservação e Restauropt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TESE - Rita Gordo.pdf
Size:
27.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: