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O papel dos micro-influencers na tomada de decisão do consumidor na escolha do destino e planeamento da viagem

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Objetivo: Este estudo debruça-se sobre a investigação do impacto que os micro-influencers têm no processo de tomada de decisão do consumidor na escolha de destinos e no planeamento da visita dos mesmos. Metodologia: A recolha de dados quantitativos foi desenvolvida por meio de um inquérito por questionário online, obtendo uma amostra válida de 479 inquiridos, testando e analisando as hipóteses de investigação operacionais que pretendem explicar a influência de várias dimensões no processo de decisão de compra do consumidor de viagens. Resultados e principais conclusões: Do modelo conceptual verificou-se que, as características pessoais, à exceção da atratividade social e da interatividade, relacionam-se positivamente com a credibilidade percebida do micro-influencer. Por sua vez, esta credibilidade parece impactar positivamente todas as etapas do processo de tomada de decisão do consumidor. Também a qualidade do conteúdo e a relevância do mesmo revelaram um impacto positivo na intenção de compra. Ainda assim, é importante mencionar que se infirmou o impacto da singularidade e originalidade percebida na intenção de compra dos inquiridos. Limitações: Os resultados obtidos precisam de ser analisados com precaução no sentido de se ter utilizado uma amostra não probabilística por conveniência. O facto de não ter sido identificado nenhum estudo que aborde especificamente esta temática originou algumas limitações na parte da discussão dos resultados. Originalidade/Valor: Ainda que o impacto dos influenciadores digitais no turismo já tenha sido estudado, esta investigação aplicou pela primeira vez o conceito de micro-influencer num estudo que analisa o processo de tomada de decisão do consumidor de viagens, trazendo implicações úteis para a indústria e empresas no ramo turístico.

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Micro-influencer Consumidor de viagens comportamento do consumidor Processo de tomada de decisão Credibilidade percebida

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