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Abstract(s)
O presente relatório resulta do estágio curricular realizado no âmbito do Mestrado em Gestão e Negócios, desenvolvido no Hotel Vila Galé Collection Braga entre 22 de outubro de 2024 e 28 de março de 2025, totalizando 870 horas. O principal objetivo consistiu na aplicação, em contexto real, dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica, através da observação e participação na gestão de uma unidade hoteleira de referência.
Ao longo do estágio, foi possível passar pelos vários departamentos, o que permitiu adquirir uma visão integrada do funcionamento do hotel, compreender a interligação entre áreas e observar práticas de liderança e comunicação interna. O contacto com o departamento de Direção foi particularmente relevante, dada a ligação com a gestão de pessoas e recursos para alcançar os objetivos da organização, com definição de objetivos e estratégias para atingir as metas estabelecidas.
O relatório integra também uma componente empírica, com a realização de entrevistas semiestruturadas a colaboradores de diferentes áreas do hotel, centradas na temática da formação profissional no local de trabalho. Esta investigação qualitativa possibilitou a identificação de boas práticas, lacunas e perceções sobre o impacto da formação na motivação, desempenho e retenção de colaboradores.
Este estudo contribui para o avanço do conhecimento na área da gestão hoteleira ao evidenciar a relação entre formação profissional e indicadores-chave de desempenho organizacional, como produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. Através de uma abordagem qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas com colaboradores de diferentes áreas, a investigação permitiu identificar boas práticas, lacunas e perceções sobre o impacto da formação na motivação, desempenho e retenção de talentos. Este contributo reforça a importância da aprendizagem contínua como fator estratégico para o sucesso empresarial, oferecendo insights relevantes para a implementação de políticas de desenvolvimento de competências e gestão de pessoas no setor hoteleiro. Além disso, a integração entre experiência prática e análise empírica acrescenta valor metodológico à literatura, ao demonstrar a aplicabilidade de técnicas qualitativas na compreensão de fenómenos complexos relacionados à gestão de recursos humanos.
O estágio representou uma etapa marcante no percurso académico, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional e reforçando o interesse pela área da gestão hoteleira, com enfoque na formação e valorização dos recursos humanos.
Description
Keywords
Formação no trabalho Gestão hoteleira Desenvolvimento profissional Liderança.
