Browsing by Issue Date, starting with "2025-12-12"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Alimentação e Hidratação em Fim de Vida em Cuidados PaliativosPublication . Oliveira, JoanaA alimentação e hidratação são um tema bastante importante na atualidade, assumindo-se como cuidados básicos, associados a momentos de convívio e prazer. Geralmente, em fim de vida, os doentes podem iniciar quadros de recusa ou intolerância alimentar e, consequentemente uma diminuição da ingestão oral. A falta de consenso relativamente à abordagem da alimentação e hidratação em fim de vida em Cuidados Paliativos pode levar a decisões difíceis e controversas, quer para os profissionais de saúde, quer para os próprios doentes e suas famílias. O objetivo do presente trabalho é mapear a evidência sobre a alimentação e hidratação em fim de vida, em contexto de cuidados paliativos, tendo por base a realização de uma Scoping Review, orientada pela estratégia metodológica do Instituto Joanna Briggs, com pesquisa efetuada nas bases de dados científicas MEDLINE via PUBMED, CINAHL Complete via EBSCOhost, Scielo, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal e DANS-EASY. No total, foram analisados 12 artigos científicos. A alimentação em fim de vida em Cuidados Paliativos é um tema bastante complexo. É possível afirmar que o profissional de saúde deve abordar este tema de forma holística, na medida em que a alimentação e hidratação têm significados não só a nível físico, mas também social e psicológico. A maioria dos autores afirmam que a alimentação e hidratação artificiais na pessoa em fim de vida em Cuidados Paliativos são consideradas medidas invasivas e não adequadas, no entanto, os resultados também demonstram que são fundamentais para a qualidade de vida e o bem-estar estar dos doentes, tendo um significado simbólico, associado a momentos de prazer e lazer, exigindo uma abordagem individual, de acordo com as necessidades e preferência dos doentes e das suas famílias e mediante o contexto clínico. Assim, a alimentação por via oral deve ser privilegiada com algumas medidas implementadas, como a promoção de um momento calmo e acolhedor, controlando sintomas, providenciando a alimentação mais adequada, de acordo com os gostos do doente e oferecendo apoio à família, uma vez que a diminuição da ingestão oral está associada ao declínio do seu ente querido e, consequentemente, à morte. Esta problemática é muito delicada e requer uma abordagem holística, baseada nas preferências, valores e crenças dos doentes, com vista à promoção da qualidade de vida e diminuição do sofrimento do doente e da sua família, promovendo a autonomia e o seu bem estar. É necessário realizar pesquisas futuras relativas a este tema, que visem a orientação da prática clínica com base na melhor evidência.
- Visita pré-operatória: perceção dos enfermeirosPublication . Neves, IsabelEnquadramento: A visita pré-operatória de enfermagem (VPOE) contribui para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados, dado que conhecer o doente e as suas necessidades permite adequar as intervenções e gerir os cuidados tendo em conta a sua individualidade. O ensino pré-operatório à pessoa em situação perioperatória consiste num processo de transmissão de informação para promover o conhecimento daquilo que a espera antes, durante e depois da cirurgia. Tem como objetivo a capacitação do doente para o autocuidado, de modo a promover uma melhor experiência cirúrgica. Estudos apontam que os enfermeiros devem focar-se num plano de intervenção que englobe as informações sobre o procedimento anestésico-cirúrgico, juntamente com questões que dizem respeito à preparação pré-operatória, à recuperação pós-operatória, ao controlo da dor e da ansiedade e ao suporte do cuidador no domicílio (Camargo et al., 2021; Hatami et al., 2021; Ng et al., 2021; Santo et al., 2019; Pontes et al., 2008). Objetivos: Identificar a perceção dos enfermeiros acerca da visita pré-operatória de enfermagem. Metodologia: Desenvolvido um estudo qualitativo, numa perspetiva de investigação interpretativa, partindo de uma reunião de discussão com enfermeiros que reuniam as caraterísticas definidas pela investigadora. Constituíram critérios de inclusão no estudo, enfermeiros com prática clínica no contexto de bloco operatório há, pelo menos, cinco anos, que realizem a VPOE e que aceitem participar no estudo. Foram critérios de exclusão, enfermeiros que não reúnam os critérios de inclusão. Resultados: Da análise dos resultados emergiram como categorias: dimensão técnica, dimensão emocional, valorização da visita pré-operatória de enfermagem, desafios e perspetivas de mudança, que correspondem à perceção dos enfermeiros sobre a temática em estudo. Os enfermeiros reconhecem a necessidade de abordar questões específicas durante a VPOE, como a preparação pré-operatória, o ensino sobre o processo perioperatório e a criação de um ambiente propício à comunicação e confiança. São assinalados como elementos de valorização da VPOE a criação de um enfermeiro de referência no bloco operatório e o planeamento de cuidados. Embora a realização da VPOE seja crucial, surgem desafios como a falta de tempo, a resistência administrativa e a aceitação da informação por parte dos doentes. Sugere-se a sensibilização contínua dos profissionais de saúde para aprimorar a VPOE, enfatizando seu papel na educação da comunidade e no aumento da literacia em saúde. Conclusão: Este estudo destaca, do ponto de vista dos enfermeiros, a VPOE como uma prática valiosa na enfermagem perioperatória, enfatizando a necessidade de adaptações estruturais e educacionais que permitam a prestação de cuidados de enfermagem de qualidade.
- Relatório de estágio Capacitação Profissional em Contexto Real - A Formação no Trabalho no Vila Galé Collection BragaPublication . CAMPOS DOS SANTOS, JOANA ISABEL; Pereira Duarte, Filipe AlexandreO presente relatório resulta do estágio curricular realizado no âmbito do Mestrado em Gestão e Negócios, desenvolvido no Hotel Vila Galé Collection Braga entre 22 de outubro de 2024 e 28 de março de 2025, totalizando 870 horas. O principal objetivo consistiu na aplicação, em contexto real, dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica, através da observação e participação na gestão de uma unidade hoteleira de referência. Ao longo do estágio, foi possível passar pelos vários departamentos, o que permitiu adquirir uma visão integrada do funcionamento do hotel, compreender a interligação entre áreas e observar práticas de liderança e comunicação interna. O contacto com o departamento de Direção foi particularmente relevante, dada a ligação com a gestão de pessoas e recursos para alcançar os objetivos da organização, com definição de objetivos e estratégias para atingir as metas estabelecidas. O relatório integra também uma componente empírica, com a realização de entrevistas semiestruturadas a colaboradores de diferentes áreas do hotel, centradas na temática da formação profissional no local de trabalho. Esta investigação qualitativa possibilitou a identificação de boas práticas, lacunas e perceções sobre o impacto da formação na motivação, desempenho e retenção de colaboradores. Este estudo contribui para o avanço do conhecimento na área da gestão hoteleira ao evidenciar a relação entre formação profissional e indicadores-chave de desempenho organizacional, como produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. Através de uma abordagem qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas com colaboradores de diferentes áreas, a investigação permitiu identificar boas práticas, lacunas e perceções sobre o impacto da formação na motivação, desempenho e retenção de talentos. Este contributo reforça a importância da aprendizagem contínua como fator estratégico para o sucesso empresarial, oferecendo insights relevantes para a implementação de políticas de desenvolvimento de competências e gestão de pessoas no setor hoteleiro. Além disso, a integração entre experiência prática e análise empírica acrescenta valor metodológico à literatura, ao demonstrar a aplicabilidade de técnicas qualitativas na compreensão de fenómenos complexos relacionados à gestão de recursos humanos. O estágio representou uma etapa marcante no percurso académico, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional e reforçando o interesse pela área da gestão hoteleira, com enfoque na formação e valorização dos recursos humanos.
- Quinta SerDouro – Wine & NaturePublication . OLIVEIRA SILVA, BRUNA FILIPA; Pereira Duarte, Filipe AlexandreA região de Provesende, no concelho de Sabrosa, situa-se no coração do Douro Vinhateiro. Apesar de existirem bastantes regiões do Douro fortes em alojamento hoteleiro moderno com variadas ofertas, o mesmo não acontece na região de Provesende, sendo que a oferta turística de unidades hoteleiras modernas e diferenciadas continua fraca. O projeto da Quinta SerDouro – Wine & Nature surge como uma resposta a esta lacuna, oferecendo um alojamento turístico diferenciado, capaz de proporcionar uma experiência única, contribuindo para o desenvolvimento económico e social da região. Deste modo, procurou-se analisar de que forma este projeto contribui para colmatar a carência existente de alojamento qualificado na região, como cria valor para os seus diferentes stakeholders e de que forma poderá ganhar visibilidade e relevância local. O objetivo deste estudo é o de destacar os aspetos mais relevantes do projeto, com especial foco na viabilidade económica e financeira, permitindo avaliar a sua sustentabilidade a médio e longo prazo. Através desta análise, foi possível concluir que o projeto apresenta condições favoráveis para implementação, demonstrando resultados consistentes que sustentam a sua execução e reforçam o potencial da Quinta SerDouro – Wine & Nature enquanto investimento sólido e estratégico na região de Provesende.
- Uma licenciatura num vaso – conhecimentos da Biologia de plantas para a sustentabilidadePublication . Malhó, Rui; Academia das Ciências de LisboaNesta comunicação abordaremos como os estudos em Biologia vegetal, numa perspetiva multidisciplinar, são de enorme relevância para a sustentabilidade da prática agrícola, da biodiversidade e do ambiente, logo para a sociedade e para o seu bem-estar. Estes estudos abarcam as mais diversas áreas do conhecimento, tantas quantas as que são ministradas numa licenciatura em Biologia. Tendo como ponto de partida o desenvolvimento de uma planta-modelo (Arabidopsis thaliana) e as suas interações com o meio ambiente, analisaremos alguns exemplos de projetos em curso na unidade de investigação BioISI (Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas) que ilustram a investigação multidisciplinar e a sua importância fundamental para a obtenção de dados sólidos que possam a curto prazo traduzir-se em aplicações para a indústria e agricultura. Considerando ainda a relevância de políticas públicas adequadas, abordaremos ainda aspetos de índole ética associados à implementação de tais conhecimentos.
- Sensuous project: A synesthetic design approach to enhance health and well-being through pain managementPublication . Gambera, Davide António; Duarte, Maria Emília Capucho; Riccò, DinaThe present study investigates cross-sensory interactions in design, with an emphasis on the effects of sensory stimuli on human well-being. It is an interdisciplinary investigation in design, integrating theoretical frameworks from design, cognitive psychology, and neuroscience. The main objective is to assess the impact of induced cross-sensory interactions capable of influencing the psychophysical state of well-being (particularly pain perception) through the exposure of participants to controlled environmental sensory stimuli intentionally designed for this purpose. Throughout the study, two main phases of investigation were conducted. In the first phase, a laboratory experiment was carried out using the Cold Pressor Test, in which a variety of stimuli (including chromatic light and sound) was deliberately manipulated and evaluated simultaneously, following a methodical sequence. The aim was to analyse how cross-sensory stimuli in the environment interfere with pain responses. By inducing painful stimuli, it was possible to understand the effects of these combined sensory variables. In the second phase, a survey was administered to healthcare professionals to gather their perceptions and opinions on the potential applications of cross-sensory design in clinical settings. The findings indicate that combinations of sound and light generate more intense algesic effects than individual exposures, suggesting that a synesthetic approach is more effective in pain enhancement rather than in pain management. Although cross-sensory stimuli are often considered promising by healthcare professionals, overcoming practical barriers is essential for their implementation. The advancement of this approach depends on close collaboration between designers and healthcare professionals, the development of accessible technologies, and the training of teams. In this regard, the adoption of synesthetic design in healthcare contexts may contribute to promoting a more holistic and patient-centred model of care.
- Perceções dos educadores de infância sobre o trabalho colaborativo com as equipas locais de intervenção precocePublication . Santo, Marisa Isabel Fitas; Mendes, ElisabeteA presente investigação teve como principal objetivo de estudo analisar a perceção dos educadores de infância sobre a articulação das suas práticas com os técnicos das Equipas Locais de Intervenção (ELI). Utilizou-se uma metodologia de investigação qualitativa, apoiada num questionário de perguntas fechadas e abertas, respondido por 51 educadores de infância. Os resultados mostram que os educadores possuem um conhecimento prático consolidado sobre o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância e sobre os procedimentos das ELI, embora se tenham identificado lacunas na formação especializada em Educação Especial e em Intervenção Precoce na Infância. A articulação ocorre geralmente de forma estruturada e multidimensional, com base no planeamento conjunto, na integração das rotinas e numa comunicação regular, essencialmente presencial ou mista (presencial e à distância). Destacam-se como principais desafios a limitação de tempo, a escassez de recursos humanos e uma comunicação que nem sempre é eficaz. Os educadores avaliam positivamente a sua cooperação nas diferentes fases da intervenção, especialmente na avaliação e implementação do plano de intervenção, mas reconhecem a necessidade de maior participação/envolvimento nos processos de planeamento e reavaliação. A colaboração é fundamental para o desenvolvimento das crianças e para o fortalecimento das práticas, promovendo articulação de estratégias e apoio mútuo. Sugere-se a promoção de uma formação contínua adequada, bem como a implementação de melhorias organizacionais e sistémicas que permitam assegurar uma maior eficácia no trabalho colaborativo. O estudo evidencia a importância da colaboração entre educadores e técnicos para respostas eficazes e coordenadas às necessidades das crianças e famílias.
