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The Lake House: projecto de lançamentode uma unidade de alojamento local em Sesimbra

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorPimentel, Luís
dc.contributor.authorDias, Patrícia Monteiro Canhoto Simões
dc.date.accessioned2019-01-04T19:26:14Z
dc.date.available2019-01-04T19:26:14Z
dc.date.issued2018-12-03
dc.description.abstractNo âmbito da realização do Trabalho Final do Mestrado em Gestão e Estratégia Empresarial, na Universidade Europeia, para a obtenção do grau de Mestre, foi desenvolvido um projecto empresarial que consiste na implementação de um estabelecimento de Alojamento Local na Lagoa de Albufeira - Sesimbra, e no estudo da sua rentabilidade. Iniciámos a abordagem ao projecto revendo a literatura sobre o conceito e a realidade do empreendedorismo, explorando e valorizando a atitude mental necessária para se ser empreendedor. Seguidamente, foi considerada a problemática do Alojamento Local, uma oportunidade que surgiu no mercado do turismo em Portugal e que tem crescido a um ritmo exponencial nos últimos anos. Este estudo inclui a análise da evolução do AL em Portugal, nos seus elementos de oferta existente e da procura deste tipo de alojamento. O projecto de negócio que se apresenta surge, assim, da conjugação das características particulares do empreendedorismo e do espírito empreendedor com o contexto turístico actual, constatando-se ser aliciante para os empreendedores investir nesta área. O projecto de negócio proposto é, então, a criação de uma unidade de alojamento local. Para localização foi escolhida a zona da Lagoa de Albufeira, em Sesimbra, por várias razões: a situação de quase saturação que se vive em Lisboa e Porto; a sua proximidade de Lisboa – 35 km apenas – que permite fugir da confusão urbana mas mantém, ao mesmo tempo, a capital e os seus pontos de interesse turístico acessíveis; e as suas características naturais - praia e natureza - que serão exploradas no âmbito do projecto, constituindo parte integrante da sua identidade, posicionamento e, consequentemente, diferenciação da concorrência. Dada a centralidade da sua localização para a definição da unidade, o estabelecimento tem o nome de “The Lake House”. O projecto é apresentado nos seus elementos constituintes, desde a descrição completa do imóvel e a sua tipologia, análise detalhada da sua envolvente interna e externa, incluindo a elaboração de análises SWOT e TOWS, à definição dos seus elementos identitários e a identificação dos factores críticos de sucesso. É igualmente considerada a viabilidade financeira deste projecto através da caracterização do investimento e financiamento necessário, descrição das receitas e custos, demonstrações de resultados e uma avaliação do projecto de acordo com três cenários possíveis. Finalmente, são apresentadas conclusões sobre o processo de elaboração do projecto de negócio e a sua afinidade com o espírito empreendedor, bem como apontados aspectos a considerar e desenvolver no futuro.pt_PT
dc.description.abstractWithin the scope of the Final Project of the Master programme in Management and Business Strategy, of the Universidade Europeia, to obtain the Master’s degree, a business project was developed which consists in the implementation of a Local Accommodation unit in the Lagoa de Albufeira – Sesimbra area, as well as its cost effectiveness study. We began our approach to the project conducting a literature review on the concept and the reality of entrepreneurship, exploring and emphasizing the mental attitude necessary to become an entrepreneur. Next, the issue of Local Accommodation was considered, an opportunity which emerged in the tourism market in Portugal and which has been growing at an exponential rate in the last few years. This study includes the analysis of the evolution of LA in Portugal, in its elements of existing supply and demand for this type of accommodation. The business project presented thus emerges from the combination of the particular characteristics of entrepreneurship and enterprising spirit and the present tourism context, and it is possible to observe that it is attractive for entrepreneurs to invest in this area. The proposed business project is then the creation of a local accommodation unit. For its location the area of Lagoa de Albufeira, in Sesimbra, was chosen, and this for several reasons: the situation of near saturation experienced in Lisbon and Porto; its proximity to Lisbon – merely 35 km – which allows one to escape the urban confusion while maintaining, at the same time, the capital and its tourism focal points within easy reach; and its natural features – beach and nature – which will be explored in the context of the project, forming an integral part of its identity, positioning and, consequently, differentiation from the competition. Given the centrality of its location for the definition of the unit, this establishment will bear the name “The Lake House”. The project is presented in its constituent elements, from the full description of the building and its typology, the detailed analysis of the internal and external environments, including the formulation of SWOT and TOWS analyses, to the definition of its identity and the identification of the critical success factors. The financial feasibility of this project is also considered through the characterization of the necessary investment and funding, the description of revenue and costs, profit and loss accounts, and the evaluation of the project according to three possible scenarios. Finally, conclusions regarding the process of drawing up the business project and its affinity with the entrepreneurial spirit are presented, and aspects to consider and develop in the future are pointed out.pt_PT
dc.identifier.tid202130754pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/25550
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEmpreendedorismopt_PT
dc.subjectAlojamento localpt_PT
dc.subjectGestão Estratégicapt_PT
dc.subjectProjecto Empresarialpt_PT
dc.titleThe Lake House: projecto de lançamentode uma unidade de alojamento local em Sesimbrapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Estratégia Empresarialpt_PT

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