Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-03"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- As infraestruturas desportivas hoteleiras como determinante da escolha do consumidorPublication . Santos, Henrique Frazão de Jesus Pereira; Calisto, Maria de Lurdes SantanaO turismo e o desporto têm crescido lado a lado ao longo dos tempos, tanto por o desporto necessitar de recorrer aos serviços e aos conhecimentos do turismo, como por o turismo ver utilidade na utilização dos serviços e conhecimentos do desporto no âmbito da atividade turística. Esta matéria está aliada à crescente importância e cuidado que as pessoas têm tido com o seu corpo, ao nível da saúde e do exercício físico. A mudança para um estilo de vida saudável é cada vez mais um objetivo do cidadão comum, e o exercício físico é uma das bases para esse propósito. As infraestruturas dos estabelecimentos hoteleiros representam um dos custos fixos mais elevados na construção de um hotel. Também as infraestruturas desportivas têm custos bastante elevados sendo por isso necessário planear qual o mercado que se pretende atingir, de maneira a oferecer esse tipo de serviços e instalações. O objetivo desta dissertação é o de analisar o cuidado do turista português com a saúde e bem-estar, e com o exercício físico, e de que forma isso se traduz nos seus requisitos relativamente às infraestruturas desportivas nos hotéis. O estudo recorreu a um inquérito por questionário, direcionado a uma amostra de 354 pessoas residentes em Portugal. Quanto aos resultados obtidos, a maior parte das pessoas consideram-se saudáveis e preocupadas com a saúde, praticam exercício pelo menos uma vez por semana, viajam uma a duas vezes por ano, no entanto que a maioria não têm intenção de praticar exercício físico durante a estada. Verificou-se também que existem infraestruturas desportivas com muito impacto na escolha do consumidor, nomeadamente, ginásio, piscina e spa, e que o género e a idade podem ser fatores influenciadores na importância dada a determinadas instalações desportivas.
- The Lake House: projecto de lançamentode uma unidade de alojamento local em SesimbraPublication . Dias, Patrícia Monteiro Canhoto Simões; Pimentel, LuísNo âmbito da realização do Trabalho Final do Mestrado em Gestão e Estratégia Empresarial, na Universidade Europeia, para a obtenção do grau de Mestre, foi desenvolvido um projecto empresarial que consiste na implementação de um estabelecimento de Alojamento Local na Lagoa de Albufeira - Sesimbra, e no estudo da sua rentabilidade. Iniciámos a abordagem ao projecto revendo a literatura sobre o conceito e a realidade do empreendedorismo, explorando e valorizando a atitude mental necessária para se ser empreendedor. Seguidamente, foi considerada a problemática do Alojamento Local, uma oportunidade que surgiu no mercado do turismo em Portugal e que tem crescido a um ritmo exponencial nos últimos anos. Este estudo inclui a análise da evolução do AL em Portugal, nos seus elementos de oferta existente e da procura deste tipo de alojamento. O projecto de negócio que se apresenta surge, assim, da conjugação das características particulares do empreendedorismo e do espírito empreendedor com o contexto turístico actual, constatando-se ser aliciante para os empreendedores investir nesta área. O projecto de negócio proposto é, então, a criação de uma unidade de alojamento local. Para localização foi escolhida a zona da Lagoa de Albufeira, em Sesimbra, por várias razões: a situação de quase saturação que se vive em Lisboa e Porto; a sua proximidade de Lisboa – 35 km apenas – que permite fugir da confusão urbana mas mantém, ao mesmo tempo, a capital e os seus pontos de interesse turístico acessíveis; e as suas características naturais - praia e natureza - que serão exploradas no âmbito do projecto, constituindo parte integrante da sua identidade, posicionamento e, consequentemente, diferenciação da concorrência. Dada a centralidade da sua localização para a definição da unidade, o estabelecimento tem o nome de “The Lake House”. O projecto é apresentado nos seus elementos constituintes, desde a descrição completa do imóvel e a sua tipologia, análise detalhada da sua envolvente interna e externa, incluindo a elaboração de análises SWOT e TOWS, à definição dos seus elementos identitários e a identificação dos factores críticos de sucesso. É igualmente considerada a viabilidade financeira deste projecto através da caracterização do investimento e financiamento necessário, descrição das receitas e custos, demonstrações de resultados e uma avaliação do projecto de acordo com três cenários possíveis. Finalmente, são apresentadas conclusões sobre o processo de elaboração do projecto de negócio e a sua afinidade com o espírito empreendedor, bem como apontados aspectos a considerar e desenvolver no futuro.
- Contributo da Gestão de Risco Operacional como Suporte do Controlo Interno num Instituto PúblicoPublication . Salgueiro, Helena da Costa; Pimentel, LuísO presente trabalho incorpora-se no mestrado de Gestão e Estratégia Empresarial e visa um elemento fundamental à conclusão do mesmo. O objetivo primordial atende à analise de processos e procedimentos no âmbito de gestão de risco operacional e respetivas propostas de melhoria, num organismo público, em especifico no Gabinete de Controlo e Relações Externas (GCGRE) inserido no Instituto dos Registos e Notariado (IRN,IP) onde efetuei o estágio curricular. As questões fulcrais que pretendo responder consistem em “Como se pode desenvolver processos de gestão de risco operacional no controlo interno de um organismo público?” que posteriormente se funde com a segunda pergunta “Como é que pode o IRN,IP implementar um processo de gestão de risco operacional como suporte do controlo interno?”. A metodologia adaptada para o caso do IRN,IP visa uma abordagem qualitativa efetuada através de entrevistas, observação participante e pesquisa documental. O relatório de estágio, inicialmente, detém uma componente de revisão de literatura referente à gestão de risco operacional, controlo interno e a relação entre ambas as filosofias. Posteriormente segue-se o capítulo relacionado com a metodologia e as técnicas aplicadas no decorrer do estágio. No restante trabalho realiza-se a caracterização da organização e respetivos recursos, a descrição dos processos e atividades efetuadas e numa vertente final contempla-se uma análise critica das atividades, com respetivas propostas de melhoria e consequências para a área e organização. As conclusões retiradas apontam para inúmeras vantagens na adoção de processos de gestão de risco operacional, uma vez que estes são fundamentais para organizações, tanto públicas como privadas, e tendem a ser vistos como uma ferramenta de auxilio na melhoria do controlo interno, tornando-o mais eficiente e com resultados mais fiáveis e transparentes.