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Promoção do autocuidado em crianças, jovens e familias com necessidades de cuidados de reabilitação

dc.contributor.advisorGrilo, Eugénia Nunes
dc.contributor.authorRibeiro, Tânia Sofia Marques dos Santos
dc.date.accessioned2019-07-15T10:14:24Z
dc.date.available2019-07-15T10:14:24Z
dc.date.issued2019-07
dc.descriptionMestrado de Enfermagem, Área de Especialização: Ramo de Enfermagem de Reabilitação
dc.description.abstractO presente relatório descreve o processo de desenvolvimento de competências em enfermagem de reabilitação para o qual contribuíram os três estágios e de um modo particular o estágio final, no qual foi implementado um plano de intervenção direcionado para a promoção do autocuidado em crianças/jovens e famílias com necessidades de cuidados de enfermagem de reabilitação. Seguindo a estratégia dos estudos de caso, as necessidades de autocuidados nas crianças jovens e familiares foram avaliadas a partir da Therapeutic Self-Care Scale traduzida e adaptada para a população portuguesa, aplicada no momento da admissão e aplicada na alta após ensino e treino de acordo com as necessidades identificadas. Objetivou-se a capacitação da criança/jovem e família com necessidades de cuidados de reabilitação através do ensino e treino relativamente às atividades de autocuidado. O referencial teórico utilizado foi a teoria do autocuidado de Orem, uma vez que através da promoção do autocuidado, a maximização das capacidades das pessoas foi possível através dos cuidados de enfermagem de reabilitação e contribuiu para aumentar a sua funcionalidade e a autonomia. A análise reflexiva sobre o processo de desenvolvimento de competências permitiu ajui-zar sobre os resultados obtidos e concluir que o processo de aquisição de competências de en-fermeiro especialista e de mestre também se concretizou.pt_PT
dc.description.abstractThis report describes the process of developing competencies in rehabilitation nursing in which the three stages contributed and in a particular way the final stage, in which an inter-vention plan directed to the promotion of self-care in children/young people was implemented and families with rehabilitation nursing care needs. Following the strategy of the case studies, self-care needs in young and family children were assessed from the Therapeutic Self-Care Scale translated and adapted for the Portuguese population, applied at the time of admission and applied at discharge after teaching and training according to identified needs. The objective was the training of the child/youth and family with rehabilitation care needs through teaching and training regarding self-care activities. The theoretical framework used was Orem's self-care theory, since through the promo-tion of self-care, the maximization of people's abilities was possible through rehabilitative nurs-ing care and contributed to increase their functioning and autonomy. The reflexive analysis on the process of development of competences allowed to judge on the results obtained and to conclude that the process of acquisition of skills of specialist nurse and master also materialized.pt_PT
dc.identifier.tid202261212
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29195
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Saúde
dc.subjectAutocuidadopt_PT
dc.subjectCrianças/jovens e famíliaspt_PT
dc.subjectEnfermagem de reabilitaçãopt_PT
dc.subjectSelf-carept_PT
dc.subjectChildren/youth and familiespt_PT
dc.subjectRehabilitation Nursingpt_PT
dc.titlePromoção do autocuidado em crianças, jovens e familias com necessidades de cuidados de reabilitaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbal

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