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Quadricóptero com auto estabilização e controlo remoto
| datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Correia, Pedro Daniel Frazão | |
| dc.contributor.author | Ferreira, Nuno Miguel dos Santos | |
| dc.date.accessioned | 2016-03-18T11:54:24Z | |
| dc.date.available | 2016-03-18T11:54:24Z | |
| dc.date.issued | 2015-11 | |
| dc.date.submitted | 2016-03 | |
| dc.description.abstract | O trabalho apresentado nesta Dissertação, descreve o estudo, projeto e implementação de uma aeronave de voo vertical vulgarmente denominada de quadricóptero. Em particular, a dissertação apresenta os aspetos inerentes à sua construção, desde a da plataforma mecânica, transmissão de dados por radiofrequência entre utilizador e plataforma voadora, circuitos de comando propulsor, assim como a sua dinâmica e controlo de voo, fundamentais para obter um voo estável e robusto. Os materiais foram encolhidos criteriosamente de forma a obter um peso final o mais baixo possível e ao mesmo tempo uma elevada resistência a forças mecânicas. Tratando-se de uma aeronave, este é um dos fatores mais relevantes para todo o processo construtivo. Utilizou-se uma estrutura de plástico e fibra de vidro para alojar os seus constituintes, entre eles, motores, placa de controlo, módulo de sensores, bateria, módulo de rádio, variadores de velocidade e cabos elétricos de ligação. O trabalho apresentado descreve as fases de desenvolvimento de projeto, quer ao nível do hardware necessário para interligação e controlo de todos os componentes, assim como o software de gestão e controlo da plataforma e do comando rádio. Estudou-se o comportamento e a dinâmica da aeronave. Os sinais necessários para a sua estabilização foram obtidos através de acelerómetro e giroscópio digital. Para a estabilização de voo aplicaram-se técnicas de controlo digital baseado em controladores PID discretos, usando microcontrolador DSPIC da Microchip. A sintonia dos controladores PID foi feita recorrendo ao método de Ziegler Nichols também conhecido por método da sensibilidade limite. Após a conclusão das várias etapas do projeto, obteve-se uma aeronave com capacidade de voar, bastante estável e de fácil pilotagem, com a possibilidade de ser usada nos diferentes cenários de aplicação para este tipo de veículos. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201823632 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12574 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Veículo aéreo não tripulado | pt_PT |
| dc.subject | Protocolos de comunicação | pt_PT |
| dc.subject | Arquitectura de hardware | pt_PT |
| dc.subject | Controlo digital | pt_PT |
| dc.title | Quadricóptero com auto estabilização e controlo remoto | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
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