Repository logo
 
Publication

O marketing como estratégia para a revitalização do folclore em Portugal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Mafalda
dc.contributor.authorBarros, Beatriz da Conceição Rocha
dc.date.accessioned2019-09-20T08:42:34Z
dc.date.available2019-09-20T08:42:34Z
dc.date.issued2019-09-16
dc.description.abstractServe a presente investigação para, perante o decréscimo do número de praticantes e espectadores e consequente perda de popularidade, impulsionar o ínicio do processo de revitalização do folclore em Portugal através de um conjunto de estratégias de marketing. Numa era de constante mudança onde a globalização é a palavra-chave, as tradições perdem importância. Por isso, é essencial saber preserva-las, principalmente sem perder a sua autenticidade. Desta forma, a investigação debruça-se sobre a visão do folclore como produto cultural para criar um novo modelo conceptual que percepciona a perspetiva do consumidor perante os elementos gráficos e intangíveis do produto, traduzindo a sua reação. O modelo conceptual cria dimensões de estudo a serem analisadas através da metodologia quantitativa com recurso a técnicas de análise quantitativa e qualitativa. A investigação permite traçar o perfil do praticante de folclore em Portugal e quais as motivações para integrar um grupo folclórico. Ao mesmo tempo, percebe quais os elementos gráficos que os folcloristas mais apreciam bem como qual a sua perspetiva quanto ao público e ao quadro atual do folclore nacional. A mesma contribui de forma teórica e prática com novos paradigmas que abrem discussões nas áreas do produto cultural, do folclore como produto cultural e da abordagem comunicacional e de marketing de tradições.pt_PT
dc.identifier.tid202284077pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29719
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectTradiçõespt_PT
dc.subjectFolclorept_PT
dc.titleO marketing como estratégia para a revitalização do folclore em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
beatriz_barros.pdf
Size:
3.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: