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Gamificação em Ensino - Estudo preparatório em duas turmas de Ensino ProfissionalSatisfação e sucesso escolar na educação

dc.contributor.advisorBranco, Paulo André Reis Duarte
dc.contributor.authorCosta, Rodrigo Ferreira
dc.date.accessioned2022-02-09T21:22:25Z
dc.date.available2022-02-09T21:22:25Z
dc.date.issued2022-01-10
dc.description.abstractA utilização da gamificação como abordagem pedagógica tem como objetivo tornar as aulas mais cativantes e produtivas para quem aprende e para quem ensina. A utilização desta ferramenta educativa pode ser muito benéfica para os estudantes, pois permite trabalhar áreas cognitivas não trabalhadas no seu dia-a-dia, fazendo com que exista um aumento das potencialidades dos mesmos. Mais ainda, a implementação de estratégias de ensino gamificadas tem sido verificada como uma forma importante de ensino de alunos com padrões comportamentais mais atípicos, como por exemplo, a hiperatividade. Com este trabalho pretendeu-se identificar em que medida a utilização da gamificação pode beneficiar a aprendizagem na sala de aula. A eficácia desta metodologia de ensino é comparada com o método de aprendizagem expositivo tradicional. A amostra de estudo focou-se num grupo de jovens a frequentar um curso de aprendizagem profissional e cada turma em estudo foi fracionada em 2 grupos de estudo, de acordo com o método de ensino, onde de acordo com os resultados obtidos, foi possível demonstrar que os alunos onde havia sido aplicada a gamificação como meio de ensino tiveram uma classificação final maior do que aqueles onde foi aplicado a abordagem tradicional. Ainda, no final de cada aula, mediu-se o nível de satisfação e de motivação para aprender mais de modo a constatar qual o método de ensino mais estimulante para os estudantes.pt_PT
dc.description.abstractThe use of gamification as a learning methodology aims to make classes more engaging and productive for students. The use of this methodology can be very beneficial for students, as they can work on cognitive areas not worked in their day-to-day, causing an increase in their potential. Furthermore, the implementation of this methodology has been verified as an important way of teaching students with more atypical behavioral patterns, such as, for example, hyperactivity. This study aimed to identify to what extent the use of gamification can benefit learning in the classroom. The effectiveness of this teaching methodology is compared with the traditional expository learning method. The study sample focused on a group of young people attending a vocational apprenticeship course and each class under study was fractioned into 2 study groups according to the teaching method. At the end of each lesson the level of satisfaction and motivation to learn more was measured in order to see which teaching method was more stimulating for the students.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid202928861
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39285
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjecteducaçãopt_PT
dc.subjectsatisfaçãopt_PT
dc.subjectsucesso escolarpt_PT
dc.titleGamificação em Ensino - Estudo preparatório em duas turmas de Ensino ProfissionalSatisfação e sucesso escolar na educaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameInformática

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