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- Gamificação em Ensino - Estudo preparatório em duas turmas de Ensino ProfissionalSatisfação e sucesso escolar na educaçãoPublication . Costa, Rodrigo Ferreira; Branco, Paulo André Reis DuarteA utilização da gamificação como abordagem pedagógica tem como objetivo tornar as aulas mais cativantes e produtivas para quem aprende e para quem ensina. A utilização desta ferramenta educativa pode ser muito benéfica para os estudantes, pois permite trabalhar áreas cognitivas não trabalhadas no seu dia-a-dia, fazendo com que exista um aumento das potencialidades dos mesmos. Mais ainda, a implementação de estratégias de ensino gamificadas tem sido verificada como uma forma importante de ensino de alunos com padrões comportamentais mais atípicos, como por exemplo, a hiperatividade. Com este trabalho pretendeu-se identificar em que medida a utilização da gamificação pode beneficiar a aprendizagem na sala de aula. A eficácia desta metodologia de ensino é comparada com o método de aprendizagem expositivo tradicional. A amostra de estudo focou-se num grupo de jovens a frequentar um curso de aprendizagem profissional e cada turma em estudo foi fracionada em 2 grupos de estudo, de acordo com o método de ensino, onde de acordo com os resultados obtidos, foi possível demonstrar que os alunos onde havia sido aplicada a gamificação como meio de ensino tiveram uma classificação final maior do que aqueles onde foi aplicado a abordagem tradicional. Ainda, no final de cada aula, mediu-se o nível de satisfação e de motivação para aprender mais de modo a constatar qual o método de ensino mais estimulante para os estudantes.
- Estudo preliminar para o desenvolvimento de uma gama de extratos de subprodutos agroalimentares com potencial para uma linha de produtos cosméticosPublication . Mendes, Cátia Sofia Pereira; Henriques, Marta Helena FernandesO estágio cujo relatório que aqui se apresenta foi realizado nas instalações dos Laboratórios Valoren e SiSUS do Instituto de Investigação Aplicada do IPC, em coordenação com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e a Escola Superior Agrária de Coimbra. Teve uma duração de mil horas entre 12 de outubro de 2020 a 12 de abril de 2021.O principal objetivo deste trabalho passou pelo desenvolvimento de uma gama de extratos de subprodutos agroalimentares, com o intuito de serem incorporados numa linha de cosméticos, contribuindo para a sua valorização e aproveitamento dos compostos bioativos destes subprodutos.Recorreu-se à utilização da cascarilha de café (subproduto da torra de café), e à utilização das ervas aromáticas hortelã e alecrim, que se mostraram e de interesse para a indústria dos cosméticos, muito devido às propriedades dos compostos de valor acrescentado que apresentam.Na obtenção dos compostos bioativos e aromáticos foram aplicadas duas metodologias de extração sólido/liquido: a Extração convencional e Extração assistida por ultrassons. As duas metodologias usadas foram comparadas na sua eficácia de extração dos compostos de interesse, e ainda no uso das matérias-primas moídas como no estado intacto (sem sofrer alterações físicas). Os solventes utilizados para a extração dos compostos bioativos e aromáticos foram a água e misturas de o etanol:água (25%EtOH e 50%EtOH).As análises realizadas incluíram a determinação do teor de compostos fenólicos totais, flavonoides e a determinação da capacidade antioxidante dos extratos. Na generalidade, os melhores resultados foram obtidos utilizando o 50%EtOH como solvente. Verificou-se que o tipo e o estado da matéria-prima, inteira ou em moída, influencia a extração dos compostos de interesse, e apesar de existem variações em relação aos melhores resultados, os produtos inteiros apresentaram maioritariamente melhores resultados.Na análise de fenólicos utilizando o método de extração por ultrassons e a água como solvente, a hortelã moída apresentou os melhores resultados 5,14±0,41 mg AG/mL que se destacam claramente das restantes matérias-primas.vApesar da hortelã ter sido o material vegetal com melhores resultados no que diz respeito ao teor de compostos fenólicos totais na extração com H2O, é importante realçar que na grande maioria o solvente 50%EtOH foi o que apresentou melhores resultados.Relativamente ao tipo de solvente o 50%EtOH foi o que revelou os melhores resultados, existindo um grande desvio em relação aos valores encontrados aquando do uso dos outros solventes testados.O teor de flavonoides foi mais elevado utilizando a hortelã inteira com recurso à extração convencional (4,02±0,40 mg CAT/mL). Este resultado destaca-se largamente dos restantes, sendo o segundo valor mais alto de 3,66±0,55 mg CAT/mL que também diz respeito à hortelã inteira mas com recurso à extração por ultrassom (50%EtOH).Na quantificação da atividade antioxidante, na generalidade a água foi o solvente que obteve melhores resultados, tanto no caso do alecrim como da cascarilha. No que diz respeito ao alecrim, a matéria-prima inteira e o método de extração assistido por ultrassons levaram aos melhores resultados (0,0014±0,0002 IC50 mg/mL), enquanto que no caso da cascarilha e apesar da matéria-prima inteira também fosse a melhor, o método de extração convencional foi o mais eficaz (0,0018±0,0003 IC50 mg/mL). Dos três materiais vegetais estudados, a hortelã foi a que apresentou os melhores resultados com o uso do produto moído e o 25%EtOH como solvente (0,0011±0,0008 IC50 mg/mL).
- BUDDA : dispositivo de suporte biomecânico para auxílio na autocateterização de pacientes espásticosPublication . Cruz, Maria Inês Pinho da; Roseiro, Luís Manuel FerreiraO autocateterismo vesical intermitente é uma técnica limpa que ajuda a fazer a micção, sendo indispensável em pacientes com bexiga neurogénica, ou seja, que não consigam controlar a bexiga. No processo de execução, os pacientes enfrentam barreiras que podem limitar a sua realização, com destaque para o posicionamento, a destreza e a deficiente visualização. As soluções existentes para apoio na autocateterização apresentam limitações, obrigando a que, habitualmente, os pacientes realizem este procedimento sem qualquer independência. Neste contexto, o principal objetivo deste trabalho envolveu a conceção e projeto de um dispositivo de suporte biomecânico para auxílio e autonomização na autocateterização, especialmente vocacionado para mulheres com espasticidade. Em articulação com uma equipa médica do Hospital Rovisco Pais, foram identificadas as principais dificuldades, etapas e objetivos, que conduziram a um dispositivo, designado por BUDDA, com elementos estruturais inteiramente produzidos através de fabrico aditivo. O dispositivo incorpora diferentes configurações, tendo como base uma estrutura puramente mecânica ou um sistema com características de motorização. Em ambas as situações, é possível adicionar um espelho ou uma câmara de visualização. A evolução na conceção do dispositivo mostrou a identificação de características que permitiram o seu teste experimental com a aquisição de dados associados à força dos adutores, para a posição sentada, na execução do movimento de adução. Estes testes foram implementados tanto em voluntários saudáveis como em pacientes espásticos, enriquecendo a informação disponível na literatura aberta. Os resultados obtidos evidenciaram elevada robustez e eficácia do dispositivo, que pode desempenhar uma missão de relevo no apoio ao processo de autocateterização. Além disso, com a implementação da instrumentação e quantificação da força exercida, este dispositivo poderá ser importante em procedimentos de reabilitação dos músculos adutores, através de uma interface gráfica e implementação de “gamming”, que funcionem como fator de motivação na execução da força nos adutores.
- An Empirical Comparison of Portuguese and Multilingual BERT Models for Auto-Classification of NCM Codes in International TradePublication . Lima, Ligia; Fernandes, Anita; James Roberto Bombasar; Da Silva, Bruno Alves; Crocker, Paul; LEITHARDT, VALDERI
- Os Materiais Manipuláveis e a Tecnologia na Aprendizagem a MatemáticaPublication . Barata, Mara; Machado, RicardoA evolução constante a que o mundo e a sociedade em geral estão sujeitos atualmente coloca-nos numa posição privilegiada na perspetiva do acesso a ferramentas que pretendem melhorar nosso dia a dia. A internet oferece-nos hoje, infinitas possibilidades para solucionar problemas do quotidiano, sugerindo diversas aplicações e softwares que tem como objetivo melhorar a nossa qualidade de vida e facilitá-la. Existem atualmente diversos recursos educativos digitais que oferecem potencialidades únicas, inovadoras e que se tornaram nos últimos anos, muito aliciantes aos jovens e crianças. Assim, o trabalho que aqui se apresenta parte de uma reflexão de uma futura profissional de educação ao observar a pouca importância dada a este tipo de recursos e a intenção de investigar as suas potencialidades aliadas à aprendizagem da matemática. Neste sentido, sentiu-se a necessidade de delinear um conjunto de tarefas aliadas às tecnologias digitais que permitisse compreender o desenvolvimento dos conteúdos matemáticos trabalhados. Este trabalho foi desenvolvido durante o período da prática pedagógica supervisionada, no contexto de uma turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Para a concretização deste projeto realizou-se uma investigação-ação, do paradigma interpretativo. Os participantes neste estudo foram os alunos de uma turma de 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico, a professora/investigadora e o professor cooperante. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados a observação, diário de bordo, conversas informais, recolha documental e protocolos dos alunos. No que respeita aos resultados, foi visível a motivação e empenho dos alunos ao longo das propostas de intervenção delineadas. O feedback dos alunos mostrou-se sempre muito positivo e considerou-se que houve evolução na autonomia na manipulação dos Recursos Educativos Digitais (RED), bem como permitiu o desenvolvimento de capacidades e competências matemáticas que influenciam o desempenho escolar.
- Endomarketing e Gestão de Recursos Humanos: estudo teórico com aplicaçãoPublication . Correia, Lucineide Celina Rodrigues; Tomé, EduardoCom o presente trabalho pretende-se mostrar o endomarketing como um instrumento para melhoria do ambiente empresarial ou organizacional e responder, desta forma, a seguinte questão: quão importante é para uma empresa a utilização das estratégias de endomarketing na gestão dos seus colaboradores? As empresas ou organizações procuram diferenciar-se no mercado de trabalho através da valorização dos indivíduos que as integram. A envolvente interna de uma empresa é um tema presente e importante para as empresas que procuram continuar com êxito no mercado. Tal como a literatura descreve, as ações de endomarketing podem contribuir para a aproximação e melhoria da relação entre a empresa e os seus funcionários. Esta pode ser descrita como uma relação de troca entre empresa e os seus funcionários. A empresa proporciona os instrumentos apropriados para promover a vontade e o entusiasmo dos colaboradores a cooperarem mais ativamente em todo o ambiente organizacional, por meio de procedimentos que beneficiam o diálogo, a partilha de conhecimentos e informações. Por outro lado, a medida que o individuo/ funcionário se sente mais valorizado pela empresa e pelos seus colegas de trabalho, este passa a entender a relevância e a importância da sua função dentro da empresa, deixando-o assim satisfeito e confortável. Esta troca não só ajuda na produtividade e na evolução da empresa, como também contribui para a satisfação e para o empenho dos funcionários no meio de trabalho. Desta forma, utiliza-se como base a revisão bibliográfica para a fundamentação teórica e, posteriormente, elabora-se uma pesquisa quantitativa com o objetivo de averiguar a opinião de trabalhadores de diferentes empresas, e constatar que é importante que as organizações mantenham uma boa aproximação com os seus funcionários para que se possa verificar uma melhoria organizacional, sendo que o endomarketing é um instrumento muito eficaz para que se possa atingir esse objetivo.