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Advisor(s)
Abstract(s)
Atravessamos a mais complexa pandemia da quarta revolução industrial da história
da Humanidade (Sandle et al., 2020), com repercussões incalculáveis na vida de
todos nós. Os hospitais, com o intuito de controlar a propagação da infeção, limitaram
o acesso da família aos serviços de internamento, essencial para a prestação de
cuidados de excelência à Pessoa em Situação Crítica (PSC) (Sá et al., 2015),
condicionando a interação enfermeiro-família-pessoa doente. Torna-se assim
importante compreender e identificar quais as intervenções que o enfermeiro, num
registo quer autónomo, quer interdependente, emerge como agente facilitador para
uma transição saudável da PSC e família, justificando-se desta forma a pertinência da
escolha da temática para a aquisição e desenvolvimento de competências.
O relatório procura expor todas as atividades e estratégias desenvolvidas no 10º
Curso de Mestrado em Enfermagem Área Especialização Pessoa em Situação Crítica
(CMEPSC) da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), tendo em vista a
aquisição de competências especializadas ao longo do 3º semestre, com base na
problemática escolhida e, tendo em conta os contextos de cuidados da PSC: a
Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e o Serviço de Urgência (SU).
O referencial teórico adotado para fundamentação, e fio condutor deste trabalho,
foi a Teoria das Transições de Afaf Meleis.
O caminho efetuado possibilitou adquirir competências e mobilizar conhecimentos
ancorados na evidência científica, tendo em vista a perícia, num exercício clínico
especializado à PSC e família.
Description
Keywords
Enfermagem de cuidados intensivos Cuidados de enfermagem Isolamento de pacientes Pandemias Família
