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Agência de Publicidade Grafe: um estágio profissional que permitiu comparar a praxis com a teoria na ética do Design

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Este relatório de estágio procura relatar a experiência da aluna Patrícia Gomes na agência Grafe Publicidade, que lhe permitiu ganhar novas competências profissionais, mas que, pela natureza dos projetos elaborados, também lhe fez questionar-se sobre o papel da ética no design. Desta forma, o trabalho serve como investigação para encontrar respostas sobre a situação atual do design ético, sobretudo em âmbito de agência. Através de uma revisão de literatura, podemos constatar como a ética tem ganho importância nos últimos anos, e que existe uma vontade de consciencialização, por parte de profissionais e autores, que constatam mudanças pouco significativas, num mundo onde reina o lucro e o consumismo. A sociedade tem vindo a mudar e, por consequente, os métodos de trabalho têm evoluído, trazendo a necessidade de avaliar a situação atual, de um ponto de vista prático, tendo como exemplo a agência Grafe e a atividade em Portugal. Esta investigação permitiu observar uma preocupação crescente sobre as consequências das escolhas dos designers, mas mostrou que o caminho a percorrer ainda é longo. As preocupações da sociedade têm um forte impacto no design e, por consequente, o design deve preocupar-se em responder as suas necessidades. Isto demonstra a influência dos designers e a necessidade dos estudantes e novos profissionais da área procurarem novos métodos de trabalho, assim como uma visão mais crítica e informada, que tenha como principal foco o bem-estar social.
This internship report seeks to report the experience of the student Patrícia Gomes at Grafe Publicidade agency, which allowed her to gain new professional skills, but which, due to the nature of the projects, also made her wonder about the role of ethics in design. In this way, this work serves as an investigation to find answers about the current state of ethical design, especially at the agency level. Through a literature review, we can see how ethics has gained importance in recent years, and that there is a desire to raise awareness, by professionals and authors, who see little change in a world where profit and consumerism reigns. Society has been changing and, consequently, working methods have evolved, bringing the need to evaluate the current situation, from a practical point of view, taking as an example the Grafe agency and the activity in Portugal. This research has noted a growing concern about the consequences of the choices made by designers but has shown that the way forward is still long. The concerns of society have a strong impact on design and, therefore, design should be concerned to respond to their needs. This demonstrates the influence of the designers and the need for students and new professionals to look for new methods of work, as well as a more critical and informed vision, whose focus is social welfare.

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Design Design visual Ética Relatório de estágio

Pedagogical Context

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