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Abstract(s)
O presente projeto insere-se no âmbito do Mestrado de Educação Especial e tem como principal objetivo compreender como o uso do jogo na intervenção educativa com criança com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) pode potenciar aprendizagens no âmbito da disciplina de estudo do meio.
A criança com Perturbação do Espetro do Autismo tende, maioritariamente, a isolar-se das outras crianças, tem dificuldade em relacionar-se com o outro, quer ao nível verbal quer ao nível não verbal, demonstra muita dificuldade para desenvolver e lidar com as emoções e um comportamento baseado, sobretudo, em movimentos estereotipados e repetitivos.
A PEA é uma alteração que afeta sobretudo três áreas no individuo, a capacidade de comunicação, a interação e a socialização. Neste sentido, o jogo pode ser crucial para o desenvolvimento da criança assegurando que a atividade lúdica é a base para o desenvolvimento intelectual da criança, tornando-se essencial no meio educativo. No âmbito da intervenção realizada, foram planificadas cinco atividades, integradas na disciplina do estudo do meio, e implementadas com uma criança de dez anos e diagnosticada como tendo Perturbação do Espectro do Autismo (PEA).
Concluiu-se que o objetivo deste estudo exploratório foi bem-sucedido. Ao longo das atividades a criança mostrou-se entusiasmada e conseguiu envolver-se durante o tempo proposto na atividade e ainda conseguiu compreender e participar nas atividades.
Description
Keywords
Perturbação do Espectro do Autismo Jogo Teorias do Jogo