Repository logo
 
Publication

A relação entre os estilos de gestão e a participação das APEE na escola:

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCouvaneiro, Maria da Conceição
dc.contributor.authorJorge, Maria do Carmo
dc.date.accessioned2018-08-31T13:48:45Z
dc.date.available2018-08-31T13:48:45Z
dc.date.issued2015-07-20
dc.date.submitted2015-07-13
dc.description.abstractCom este trabalho de investigação pretendemos apurar que relação existe entre os estilos de Gestão (Liderança) e a participação dos pais através da sua estrutura representativa - a APEE, nas escolas onde o mesmo decorreu. Privilegiamos duas realidades escolares públicas, destacando-se as dinâmicas de participação estabelecidas entre os responsáveis pela Gestão e os representantes dos pais. Pretendemos, perceber, fundamentalmente, como se constrói a relação Escola-família, nestas escolas. Mais do que nunca, a interação escola-família é, além de um direito, uma necessidade e um dever que a ambos compete assegurar. Este dever de participação decorre de uma nova realidade social, mas também de um novo paradigma de Escola que, dotado de autonomia, define e incrementa as suas políticas educativas locais em parceria com as famílias e com os outros agentes comunitários. A participação dos EE e dos seus representantes em Órgãos de Gestão testemunha a emergência deste novo paradigma de Escola, que encontrámos na nossa investigação. Hoje, é consensual que a participação constitui um meio fundamental de mobilização da comunidade educativa, que pode concretizar-se de diferentes formas. Não podemos falar de participação desligando-a do conceito de envolvimento, outra forma de os pais colaborarem com a instituição escolar. A interação família-escola, ainda que caminhando para o objetivo comum de construir uma escola melhor assume, por vezes, práticas de envolvimento e não de parceria, pois nem sempre líderes/gestores e pais têm a mesma visão de Escola, facto que nos leva a constatar que, embora o estilo de gestão possa facilitar a relação escola-família, ele não é determinante nessa relação. Há outros fatores que influenciam, também, a interação: as motivações dos vários atores, a visão de Escola que se quer construir, ou o conceito de escola pública. A consciência recente da necessidade de envolver os pais na escola é consequência da investigação no campo da Psicologia Educacional e das Ciências da Educação que tem mostrado os benefícios de um trabalho de parceria entre pais e escola.pt_PT
dc.identifier.tid201044544pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24005
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.titleA relação entre os estilos de gestão e a participação das APEE na escola:pt_PT
dc.title.alternativeum estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Administração e Gestão Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DISSERTAÇÃO - Maria Carmo Jorge.pdf
Size:
2.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: