Repository logo
 
Publication

As atitudes e a autoeficácia dos professores de educação física face à inclusão de alunos com deficiência

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Paula
dc.contributor.authorMoraes, Tatiane
dc.date.accessioned2022-06-23T16:38:07Z
dc.date.available2022-06-23T16:38:07Z
dc.date.issued2022-01-28
dc.description.abstractAtravés deste relatório apresenta-se uma síntese das principais atividades desenvolvidas durante a prática de ensino supervisionada, que constitui a etapa final do Mestrado em Ensino da Educação Física. O relatório está estruturado de acordo com as áreas que definem o perfil geral de desempenho profissional do professor do ensino básico e secundário e apresenta reflexões sobre as opções metodológicas adotadas, os objetivos definidos e realizados e as principais dificuldades e a superação destas. No domínio intervenção profissional, social e ética, procurei manter uma postura participativa e proativa, participei e desenvolvi atividades que identifiquei como positivas a promoção da autonomia e a motivação dos alunos, procurando promover momentos de aprendizagem com caráter lúdico contextualizando o conteúdo a ser trabalhado. No que diz respeito ao processo ensino aprendizagem, pude verificar a importância do planeamento bem estruturado e organizado, a lecionação de forma planeada e organizada, considerando as matérias a serem trabalhadas e as competências a serem adquiridas pelos alunos. Procurei como estratégia fazer a demonstração através do aluno, participando de forma ativa como agente de ensino e o feedback pedagógico, de forma a incentivar e motivar para obterem bons resultados. A participação na escola e na comunidades foi concretizada através do acompanhamento dos alunos durante a Tutoria e pelas atividades de Desporto Escolar, ambos inseridos no projeto educativo da escola. Na componente de desenvolvimento profissional ao longo da vida, analisei as atitudes e autoeficácia dos professores de Educação Física face à inclusão de alunos com deficiência. A investigação científica realizada me permitiu pôr em prática e aprofundar os conhecimentos adquiridos e desenvolver novas competências científicas, pedagógicas e pessoais, que são fundamentais no percurso acadêmico e profissional como professora.pt_PT
dc.identifier.tid203023943pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41173
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectEducação física inclusivapt_PT
dc.subjectAtitudespt_PT
dc.subjectAutoeficáciapt_PT
dc.subjectDeficiênciapt_PT
dc.titleAs atitudes e a autoeficácia dos professores de educação física face à inclusão de alunos com deficiênciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TATIANE MORAES.pdf
Size:
1.71 MB
Format:
Adobe Portable Document Format