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As atitudes e a autoeficácia dos professores de educação física face à inclusão de alunos com deficiência
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Rodrigues, Paula | |
| dc.contributor.author | Moraes, Tatiane | |
| dc.date.accessioned | 2022-06-23T16:38:07Z | |
| dc.date.available | 2022-06-23T16:38:07Z | |
| dc.date.issued | 2022-01-28 | |
| dc.description.abstract | Através deste relatório apresenta-se uma síntese das principais atividades desenvolvidas durante a prática de ensino supervisionada, que constitui a etapa final do Mestrado em Ensino da Educação Física. O relatório está estruturado de acordo com as áreas que definem o perfil geral de desempenho profissional do professor do ensino básico e secundário e apresenta reflexões sobre as opções metodológicas adotadas, os objetivos definidos e realizados e as principais dificuldades e a superação destas. No domínio intervenção profissional, social e ética, procurei manter uma postura participativa e proativa, participei e desenvolvi atividades que identifiquei como positivas a promoção da autonomia e a motivação dos alunos, procurando promover momentos de aprendizagem com caráter lúdico contextualizando o conteúdo a ser trabalhado. No que diz respeito ao processo ensino aprendizagem, pude verificar a importância do planeamento bem estruturado e organizado, a lecionação de forma planeada e organizada, considerando as matérias a serem trabalhadas e as competências a serem adquiridas pelos alunos. Procurei como estratégia fazer a demonstração através do aluno, participando de forma ativa como agente de ensino e o feedback pedagógico, de forma a incentivar e motivar para obterem bons resultados. A participação na escola e na comunidades foi concretizada através do acompanhamento dos alunos durante a Tutoria e pelas atividades de Desporto Escolar, ambos inseridos no projeto educativo da escola. Na componente de desenvolvimento profissional ao longo da vida, analisei as atitudes e autoeficácia dos professores de Educação Física face à inclusão de alunos com deficiência. A investigação científica realizada me permitiu pôr em prática e aprofundar os conhecimentos adquiridos e desenvolver novas competências científicas, pedagógicas e pessoais, que são fundamentais no percurso acadêmico e profissional como professora. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203023943 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/41173 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Prática de ensino supervisionada | pt_PT |
| dc.subject | Professor | pt_PT |
| dc.subject | Educação física inclusiva | pt_PT |
| dc.subject | Atitudes | pt_PT |
| dc.subject | Autoeficácia | pt_PT |
| dc.subject | Deficiência | pt_PT |
| dc.title | As atitudes e a autoeficácia dos professores de educação física face à inclusão de alunos com deficiência | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |
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