Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
117.53 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Introduction: There is an emerging propensity to use narrative inquiry as a nursing
research methodology. The narrative inquiry aims to understand experiences and
reveal the meaning of individual experiences providing crucial knowledge. The
relationship between the nurse researcher and the participant is especially relevant
in narrative inquiry.
Purpose: To discuss ethical conduct in narrative inquiry and examine specific ethical
issues at different stages of the narrative inquiry process in nursing research.
Methods: Critical reflection supported by scientific evidence.
Results: The relational component and the greater proximity with the participants
in narrative research means that additional ethical issues have to be considered and
respected in research planning, data collection, text composition, analysis, data
interpretation and presentation of results.
Conclusion: The relational properties of this methodology involve scrupulous ethical
conduct with increased responsibilities in the relationship with participants and in
the use of their narratives, respecting scientific rigor.
Introdução: Há uma propensão emergente para utilizar a investigação narrativa como metodologia de investigação em enfermagem. A investigação narrativa visa compreender as experiências e revelar o significado das experiências individuais fornecendo conhecimentos cruciais. A relação entre o enfermeiro investigador e o participante é especialmente relevante na investigação narrativa. Objetivo: Discutir sobre a conduta ética na investigação narrativa e examinar questões éticas específicas nas diferentes etapas do processo de investigação narrativa na investigação em enfermagem. Métodos: Reflexão crítica suportada por evidência científica. Resultados: A componente relacional e a proximidade com os participantes implicam uma maior responsabilidade e uma atitude ética rigorosa. Questões éticas sérias no planeamento da investigação, colheita de dados, composição dos textos de campo, análise, interpretação dos dados e apresentação dos resultados devem ser consideradas e respeitadas na investigação narrativa. Conclusão: O envolvimento nesta metodologia implica uma conduta ética escrupulosa na relação com os participantes e na utilização das suas narrativas, respeitando o rigor científico.
Introdução: Há uma propensão emergente para utilizar a investigação narrativa como metodologia de investigação em enfermagem. A investigação narrativa visa compreender as experiências e revelar o significado das experiências individuais fornecendo conhecimentos cruciais. A relação entre o enfermeiro investigador e o participante é especialmente relevante na investigação narrativa. Objetivo: Discutir sobre a conduta ética na investigação narrativa e examinar questões éticas específicas nas diferentes etapas do processo de investigação narrativa na investigação em enfermagem. Métodos: Reflexão crítica suportada por evidência científica. Resultados: A componente relacional e a proximidade com os participantes implicam uma maior responsabilidade e uma atitude ética rigorosa. Questões éticas sérias no planeamento da investigação, colheita de dados, composição dos textos de campo, análise, interpretação dos dados e apresentação dos resultados devem ser consideradas e respeitadas na investigação narrativa. Conclusão: O envolvimento nesta metodologia implica uma conduta ética escrupulosa na relação com os participantes e na utilização das suas narrativas, respeitando o rigor científico.
Description
Keywords
Ethics Professional Research Qualitative Research Nursing Methodology Research
Citation
Frade, I., Pinto, V.M., & D’Espiney, L. (2024). Narrative Inquiry as a nursing research methodology: reflection on ethical considerations. Onco.News, (48), e0201. https://doi.org/10.31877/on.2024.48.01
Publisher
Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa