Repository logo
 
Publication

Significados da Liderança Emocional: Um estudo Qualitativo e Aplicado a uma Instituição do Sector Bancário

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSabino, Ana
dc.contributor.authorCaldeira, Ricardo Jorge Fernandes
dc.date.accessioned2019-11-15T19:20:51Z
dc.date.available2019-11-15T19:20:51Z
dc.date.issued2019-10-25
dc.description.abstractO principal activo das empresas são os seus recursos humanos. Mas são-no, em todo o seu esplendor, se focados, se motivados, se partilhando uma visão comum, em suma, se felizes. O presente trabalho foca-se e visa apresentar um compêndio de ideias, genéricas e cronologicamente ascendentes numa primeira fase, e posteriormente mais umbilicalmente relacionadas com as questões emocionais, por forma a relevar-se a importância e influência de que as nossas emoções se revestem no seio organizacional. O papel dos líderes sempre foi, mas actualmente é-o ainda mais, crucial para, no limite, a sobrevivência de uma empresa. Através de uma abordagem qualitativa, suportada em 21 entrevistas, o caso de estudo é um Banco nacional, um importante player num dos sectores de actividade mais exigentes e de maior responsabilidade que existem. Como se comportam líderes e liderados, que importância atribuem, ou deveriam considerar atribuir, aos relacionamentos interpessoais, que noção existe acerca da relação de causalidade entre motivação, bom ambiente trabalho, bem estar pessoal e o cumprimento, por norma de forma mais fácil e rápida, dos objectivos que norteiam qualquer actividade comercial? Este trabalho, neste enquadramento em concreto, visa responder a estas e outras questões, no âmago daquilo a que hoje se chama a Liderança Emocional.pt_PT
dc.description.abstractThe main asset of companies is their human resources. But they are, in all their splendor, if focused, if motivated, sharing a common vision, in short, if happy. The present work focuses and presents a compendium of ideas, generic and chronologically ascending in a first phase, and later more umbilically related to emotional issues, in order to highlight the importance and influence that our emotions have on the organizational breast. The role of leaders has always been, but today it is even more, crucial to ultimately the survival of a company. Through a qualitative approach, supported by 21 interviews, the case study is a national bank, an important player in one of the most demanding and responsible sectors of activity. How do leaders and followers behave, what importance do they consider, or should they consider attributing, to interpersonal relationships, what notion exists about the causal relationship between motivation, good work environment, personal well-being and reaching, usually more easily and quickly, the objectives that guide any commercial activity? This work, in this specific context, aims to answer these and other questions, at the core of what today we call Emotional Leadership.pt_PT
dc.identifier.tid202304256pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/30170
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectTipos de Liderançapt_PT
dc.subjectInteligência Emocionalpt_PT
dc.subjectInteligência Culturalpt_PT
dc.subjectNeuroliderançapt_PT
dc.titleSignificados da Liderança Emocional: Um estudo Qualitativo e Aplicado a uma Instituição do Sector Bancáriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Estratégia Empresarialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de M_GEE - Ricardo Caldeira.pdf
Size:
1.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: