Repository logo
 
Publication

A responsabilidade social e empresarial e a transparência na divulgação de informação: estudos de casos: Jerónimo Martins e Sonae MC

dc.contributor.advisorCarreira, Francisco
dc.contributor.authorCruz, Raquel Martins
dc.date.accessioned2023-11-22T14:42:12Z
dc.date.available2025-01-01T01:30:32Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractNesta investigação, realizamos uma revisão literária com o propósito de analisar e sintetizar o conhecimento científico sobre o conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e sua divulgação nos relatórios de sustentabilidade. Ao longo do tempo, o conceito de RSE tem evoluído e tornou-se cada vez mais relevante e consciente na sociedade atual. Uma vez que esta tendência pode influenciar as empresas a adotarem estratégias de manipulação de impressões para melhorar a sua imagem e reputação, o estudo concentrou-se em analisar os relatórios de sustentabilidade de duas empresas retalhistas alimentares líderes em Portugal: Jerónimo Martins (2019 a 2021) e Sonae MC (2020 a 2022). O presente estudo procura entender se as empresas apresentam de forma transparente os acontecimentos nos relatórios de sustentabilidade ou selecionam, apenas, informações de interesse. Os resultados evidenciam respostas distintas em relação a notícias negativas. Enquanto a Jerónimo Martins tende a divulgar menos informações em certas temáticas conforme o aumento de notícias negativas, a Sonae MC reage à atenção negativa dos media com maior divulgação. Isso destaca a relevância dos relatórios de sustentabilidade como instrumentos de comunicação e gestão organizacional, bem como a variação nas abordagens adotadas pelas empresas em resposta a notícias negativas. A investigação ressalta a importância da transparência nas divulgações corporativas relacionadas à sustentabilidade e a adoção de diferentes estratégias pelas empresas para enfrentar desafios e fortalecer sua imagem perante o público e os stakeholders.pt_PT
dc.description.abstractIn this research, we conducted a literature review with the aim of analyzing and synthesizing scientific knowledge on the concept of Corporate Social Responsibility (CSR) and its disclosure in sustainability reports. Over time, the concept of CSR has evolved and become increasingly relevant and conscious in today's society. Since this trend can influence companies to adopt impression manipulation strategies to improve their image and reputation, the study focused on analyzing the sustainability reports of two leading food retail companies in Portugal: Jerónimo Martins (2019 to 2021) and Sonae MC (2020 to 2022). This study seeks to understand whether companies present events transparently in sustainability reports or only select information of interest. The results show different responses to negative news. While Jerónimo Martins tends to disclose less information on certain topics as negative news increases, Sonae MC reacts to negative media attention with greater disclosure. This highlights the relevance of sustainability reports as communication and organizational management tools, as well as the variation in approaches adopted by companies in response to negative news. The research highlights the importance of transparency in corporate disclosures related to sustainability and the adoption of different strategies by companies to face challenges and strengthen their image in the eyes of the public and stakeholders.pt_PT
dc.identifier.tid203480210
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48066
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectResponsabilidade Social Empresarialpt_PT
dc.subjectRelatórios de Sustentabilidadept_PT
dc.subjectInformação Não Financeirapt_PT
dc.subjectTransparênciapt_PT
dc.subjectSonae MCpt_PT
dc.subjectJerónimo Martinspt_PT
dc.subjectCorporate Social Responsibilitypt_PT
dc.subjectSustainability Reportspt_PT
dc.subjectNon-Financial Informationpt_PT
dc.subjectTransparencypt_PT
dc.titleA responsabilidade social e empresarial e a transparência na divulgação de informação: estudos de casos: Jerónimo Martins e Sonae MCpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbal
thesis.degree.nameMestrado em Contabilidade e Finançaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação RMC _VF.pdf
Size:
1.63 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: