Repository logo
 
Publication

Reputação online e influência digital: a perceção das redes sociais na escolha de clínicas dentárias

dc.contributor.advisorStenzel, Paulo
dc.contributor.authorRodrigues, Cátia Rubina Gomes
dc.date.accessioned2025-09-04T13:47:40Z
dc.date.available2025-09-04T13:47:40Z
dc.date.issued2025-07-22
dc.description.abstractEste projeto profissional tem como objetivo explorar a influência da reputação online e do marketing digital na escolha da clínica dentária, tendo em conta o papel crescente das redes sociais na tomada de decisão dos pacientes. A pesquisa tem como objetivo compreender de que forma as estratégias de marketing digital e os conteúdos influenciam a perceção da qualidade dos serviços, quer seja através de avaliações, de testemunhos ou de publicações partilhadas por outros pacientes (Einwiller, 2001). Isto verifica-se, sobretudo, em plataformas como Instagram, Google Reviews e WhatsApp, onde as gerações Millennials e Geração Z são particularmente influenciadas ao procurar informações sobre tratamentos e avaliar a qualidade dos serviços (Wang et al., 2020). Com base na metodologia quantitativa, os dados foram recolhidos através de questionários online, aplicados a uma amostra não probabilística composta por 82 participantes. Utilizou-se uma escala de Likert de 1 a 5 para avaliar a credibilidade percebida das informações partilhadas nas redes sociais (Parmar et al., 2018). A escolha deste método justifica-se pela sua capacidade de identificar padrões de comportamento e tendências associadas à utilização do marketing digital e da reputação online no setor da saúde oral, com o objetivo de atrair e fidelizar pacientes (Chaffey & Ellis-Chadwick, 2019). Os resultados esperados procuram contribuir para a definição de estratégias eficazes focadas na construção de reputação online e fidelização de pacientes, sublinhando a importância da credibilidade e da transparência na comunicação digital (Farrokhi et al., 2023). A investigação apresenta ainda recomendações para otimizar a presença digital no setor da saúde oral, reforçando a perceção de qualidade dos serviços e a confiança dos pacientes. Para a fundamentação teórica, recorreu-se ao sistema OpenAthens, que proporcionou acesso a diversas plataformas académicas, como o Scopus, Web of Science, Statista e Euromonitor. Simultaneamente, foram utilizadas as plataformas Google Scholar e ResearchGate, que também facilitaram a pesquisa de literatura científica.por
dc.identifier.tid203992679
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/58540
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectRedes sociais
dc.subjectComportamento do consumidor
dc.subjectMarketing para clínicas dentárias
dc.subjectMarketing em saúde
dc.subjectReputação online em saúde oral
dc.titleReputação online e influência digital: a perceção das redes sociais na escolha de clínicas dentárias
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Digital (regime de ensino à distância)

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
cátia_rodrigues.pdf
Size:
1.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: