Repository logo
 
Publication

Pés na terra, mãos na água: um caminho no jardim de infância para a aprendizagem em ciências e para a sustentabilidade

dc.contributor.advisorSilveira, Susana Maria Mendes, 1967-
dc.contributor.authorFernandes, Filipa Alexandra Ferreira
dc.date.accessioned2024-08-26T10:57:00Z
dc.date.available2024-08-26T10:57:00Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO presente Relatório Final é referente a um estudo de natureza qualitativa elaborado no âmbito da Prática Educativa do Mestrado de Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças de Jardim de Infância. O estudo tem como ponto de partida: “De que forma o Trabalho de Projeto, com crianças dos 3 aos 5 anos, poderá contribuir para aprendizagens em ciências sobre a água e seu uso sustentável?”. Definiu-se como objetivo geral “conceber, implementar e avaliar uma intervenção educativa através do Trabalho de Projeto, em Jardim de Infância, sobre o tema água” e como objetivos específicos “promover a educação em ciências e o desenvolvimento de competências ao nível de aprendizagens em ciências inerentes ao método científico; conhecer as características da água, bem como as suas mudanças de estado; promover consciencialização ambiental no uso da água”. O presente documento suporta-se num estudo de natureza qualitativa e descritiva, realizado com crianças em contexto de Jardim de Infância, para o qual se recorreu à técnica de observação participante no contacto direto com a prática educativa e foram mobilizados alguns instrumentos de recolha de dados como as notas de campo, registos fotográficos e produções das crianças. A análise dos dados recolhidos permite reconhecer que a Metodologia de Trabalho de Projeto cria um ambiente favorável ao desenvolvimento de competências de âmbito científico. Através das atividades desenvolvidas, as crianças envolveram-se ativamente na construção das suas próprias aprendizagens, através da observação, questionamento, formulação de hipóteses, experimentação e na confrontação das suas ideias com os resultados registados para tirarem conclusões, em convergência com o pensamento científico. Destaca-se ainda a capacidade de aplicação do conhecimento em representações simbólicas bem como na resolução de uma situação problema. Neste processo, as crianças desenvolveram aprendizagens sobre as características da água, as mudanças de estado físico e sua representação na natureza, bem como na promoção da consciencialização para a adoção de comportamentos racionais no uso da água, valorizando-a como recurso essencial à vida.pt_PT
dc.identifier.tid203669843pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51899
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEducação em Ciênciaspt_PT
dc.subjectTrabalho de Projetopt_PT
dc.subjectÁguapt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.titlePés na terra, mãos na água: um caminho no jardim de infância para a aprendizagem em ciências e para a sustentabilidadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
FILIPA_FERNANDES.pdf
Size:
1.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: