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Advisor(s)
Abstract(s)
A Responsabilidade Social das Empresas (RSE) tem sido alvo de debate, nomeadamente nos
meios empresariais e académicos, relacionados também com a evolução do próprio conceito de
empresa e com a aplicação da ética no contexto organizacional. Em consequência, na formação
em ciências empresariais, também assistimos a uma crescente preocupação com o ensino deste
conceito e com a aquisição de competências relevantes para a sua concretização.
A presente investigação visa analisar a perceção dos estudantes de Comunicação Organizacional
e o modo como perspetivam a sua atuação profissional futura, no âmbito das temáticas da
Responsabilidade Social Empresarial e Ética nos negócios.
O estudo foi efetuado com uma amostra de 81 estudantes de ambos os sexos (17,3% homens e
82,7% mulheres), com idades compreendidas entre os 18 e os 49 anos, de natureza quantitativa
e exploratória, através de, da análise de dados previamente recolhidos para outro estudo, uma
adaptação do trabalho de investigação de Fernandes e Andrade (2017). A técnica utilizada no
processo de recolha baseou-se num questionário on-line com recurso à plataforma Google
Forms, difundido por email institucional, sendo solicitada a participação dos estudantes de
comunicação.
Desta forma, este trabalho procura contribuir para a compreensão do efeito da RSE sobre as
determinantes estratégicas como prática indispensável na estrutura educativa do país, e, acima
de tudo, uma necessidade sentida no mundo empresarial que tem pela frente novos desafios,
entre os quais a valorização do capital humano e sustentabilidade dos recursos.
Os resultados mostram que os estudantes inquiridos valorizam a responsabilidade social, ética
e sustentabilidade, na medida em que os níveis de concordância mostrados relativamente à sua
importância foram predominantes.
Contudo, quando são abordados aspetos como a importância da obtenção de lucro ou a
importância da eficiência da empresa, a RSE parece deixar de ser tão relevante para os
inquiridos, predominando as respostas neutras. Além disso, os resultados permitem-nos
concluir que os inquiridos nem sempre percecionam o meio dos negócios como estando
claramente associado à ética e honestidade.
Description
Keywords
Responsabilidade socioal empresarial; Ética nos negócios; Futuros profissinais de comunicação organizacional