Repository logo
 
Publication

A importância da comunicação para as incubadoras de empresas e os seus incubados: análise do estudo de caso C.BIP do Instituto Politécnico de Portalegre

dc.contributor.advisorPacheco, Cláudia
dc.contributor.authorConceição, Inês Sofia Ruivo
dc.date.accessioned2025-12-22T12:00:53Z
dc.date.available2025-12-22T12:00:53Z
dc.date.issued2025-11-27
dc.description.abstractNum mundo cada vez mais digitalizado, as organizações têm de se adaptar às alterações que se têm vindo a verificar ao nível da comunicação. Atualmente, todas as empresas procuram um lugar no espaço digital, e procuraram usar estratégias que lhes permitam ser reconhecidas de forma imediata. A comunicação aliada ao empreendedorismo permite que as empresas disponham de uma presença no ambiente digital, aumentando a sua visibilidade, tornando-as mais competitivas no mercado. O sucesso das marcas, depende da capacidade de comunicar de forma clara e eficaz, construindo uma identidade forte e duradoura, o que as torna visíveis no ambiente digital. As redes sociais emergiram e proporcionaram um novo paradigma na comunicação online, tornando-se ferramentas essenciais para os empreendedores que procuram expandir o seu negócio, e consequentemente a sua presença no mercado, criando uma relação mais direta com os consumidores. O estudo foi realizado tendo por base um estágio curricular no Gabinete de Comunicação e Imagem do Politécnico de Portalegre, que decorreu de sete de outubro de 2024 até onze de abril de 2025, contabilizando um total de setecentas horas. Durante este período foram realizadas atividades relacionadas com a comunicação online e com a comunicação da incubadora C.BIP. Este estudo tem como objetivo, perceber de que forma a incubadora C.BIP, do Instituto Politécnico de Portalegre, utiliza os seus instrumentos de comunicação, destacando ainda a importância da comunicação nas incubadoras de empresas e a relevância que tem nos projetos e empresas incubados.por
dc.description.abstractIn an increasingly digitalized world, organizations must adapt to the changes that have been taking place in terms of communication. Nowadays, all companies are looking for a place in the digital space and have sought to use strategies that allow them to be recognized immediately. Communication combined with entrepreneurship allows companies to have a presence in the digital environment, increasing their visibility and making them more competitive in the market. The success of brands depends on the ability to communicate clearly and effectively, building a strong and lasting identity, which makes them visible in the digital environment. Social networks have emerged and provided a new paradigm in online communication, becoming essential tools for entrepreneurs seeking to expand their business and, consequently, their presence in the market, creating a more direct relationship with consumers. The study was carried out through an internship at the Communication and Image Office of the Polytechnic of Portalegre, which ran from October 7, 2024 to April 11, 2025, totaling seven hundred hours. During this period, activities related to online communication and the communication of the C.BIP incubator were carried out. This study aims to understand how the C.BIP incubator, at the Polytechnic Institute of Portalegre, uses its communication tools, also highlighting the importance of communication in business incubators and its relevance to incubated projects and companies.eng
dc.identifier.tid204062586
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/60539
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectcomunicação digital
dc.subjectempreendedorismo
dc.subjectincubadora de empresas
dc.subjectC.BIP
dc.subjectInstituto Politécnico de Portalegre
dc.subjectdigital communication
dc.subjectstrategy
dc.subjectentrepreneurship
dc.subjectbusiness incubator
dc.subjectPolytechnic Institute of Portalegre
dc.titleA importância da comunicação para as incubadoras de empresas e os seus incubados: análise do estudo de caso C.BIP do Instituto Politécnico de Portalegrepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Portalegre
thesis.degree.nameMestrado em Média e Sociedade

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RelatórioEstágio_Outubro_2025_InesConceicao_IPP 29-10.pdf
Size:
1.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: