Repository logo
 
Publication

“Teve que ser online!”: percursos e percalços de uma investigação remota de emergência

dc.contributor.authorManuel, Maria Adelina
dc.contributor.authorLima-Rodrigues, Luzia
dc.date.accessioned2022-06-13T13:05:12Z
dc.date.available2022-06-13T13:05:12Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA crise pandémica da COVID-19 que se vive a nível global fez com que nos confrontássemos com inúmeros desafios, obrigando à alteração dos percursos que julgávamos mais planeados. Utilizando a metodologia de “história de vida”, esta investigação traz a narrativa de uma investigadora em educação que, em pleno confinamento, realizou a sua dissertação de Mestrado em Gestão e Administração de Escolas. Procuraremos dar significados para a experiência de transição de uma investigação presencial – com observação direta, entrevistas e focus group a realizar dentro de escolas, com os seus diretores e líderes – para uma “investigação remota de emergência” – realizada por canais digitais em momentos síncronos e assíncronos. O objetivo é contribuir para uma reflexão crítica sobre os processos de formação do investigador em tempos de pandemia, evidenciando barreiras e facilitadores encontrados ao longo desta experiência. Esperamos dar corpo para a construção de uma identidade emergente em educação, como é o caso do investigador em confinamento e em distanciamento físico.pt_PT
dc.description.abstractThe COVID-19 pandemic crisis we are globally living made us face countless challenges, which lead to an alteration of the paths thought to be fully planned. Using the “life history” methodology, this work represents the story of an education researcher that, during the lock-down, performed a Master’s dissertation in School Management and Administration. It seeks to find a meaning for the transition experience of a face-to-face research – using direct observation, interviews and focus group inside schools with their principals and leaders – to an “emergency remote research” – done via digital channels in synchronous and asynchronous moments. The main goal is the contribution for a critical reflection of the researcher’s training processes during the pandemic, pointing the barriers and facilitators found during this experience. It is also intended to find meanings for the construction of an educational emerging identity, as is the case of a locked-down and physical distanced researcher.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationManuel, M. A., & Lima Rodrigues, L. (2021). “Teve que ser online!”: Percursos e percalços de uma investigação remota de emergência. In J. Grácio, J. V. Torres, M. C. L. Paniago, M. R. Rodrigues, M. Figueiredo, & M. B. Arguelho (Orgs.), Atas / anais do encontro cultural digital e educação na década de 20 (pp. 216-222). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-53045-9-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41038
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectInvestigação remota de emergênciapt_PT
dc.subjectHistória de vidapt_PT
dc.subjectNarrativa autobiográficapt_PT
dc.subjectPandemia COVID-19pt_PT
dc.subjectEmergency remote researchpt_PT
dc.subjectLife historypt_PT
dc.subjectAutobiographical narrativept_PT
dc.subjectCOVID-19 Pandemicpt_PT
dc.title“Teve que ser online!”: percursos e percalços de uma investigação remota de emergênciapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpt_PT
oaire.citation.endPage222pt_PT
oaire.citation.startPage216pt_PT
oaire.citation.titleAtas / anais do encontro cultural digital e educação na década de 20pt_PT
person.familyNameLima-Rodrigues
person.givenNameLuzia
person.identifier.ciencia-id6515-ED48-CAF5
person.identifier.orcid0000-0003-2021-9467
person.identifier.ridS-9851-2019
person.identifier.scopus-author-id57191541447
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationc419fa19-c82a-4579-b771-78ff1db6f861
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc419fa19-c82a-4579-b771-78ff1db6f861

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Teve de ser online - pp. 216-222.pdf
Size:
1.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format