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Psicomotricidade e escrita. promoção do desenvolvimento da escrita, através do recurso a atividades psicomotoras enquanto estratégia de superação de dificuldades, em jovens com défice cognitivo

dc.contributor.advisorCró, Maria de Lurdes, 1950-
dc.contributor.authorDomingues, Elizabeth Pinto
dc.date.accessioned2016-03-04T14:44:00Z
dc.date.available2016-03-04T14:44:00Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractSendo o Homem um ser biopsicossocial, a importância da psicomotricidade é incontestável. Estudos comprovam (Fonseca, 1995; Andrade et al, 2004; Fonseca, 2005; Almeida, 2008), que um adequado desenvolvimento psicomotor contribui para a formação integral do indivíduo como um todo coeso, constituindo a base do desenvolvimento cognitivo, emocional e social, condições necessárias para que este se perceba enquanto realidade corporal, preparando-o para se conhecer a si próprio e interagir com o mundo que o rodeia. O complemento das aprendizagens através do movimento, enquanto ação psicomotora significativa, patenteia a relação do próprio corpo pela sua prática, por meio da utilização das funções motoras, percetivas, afetivas, socio-emocionais e socio-motoras. Este estudo teve como princípio orientador a importância da educação psicomotora enquanto alicerce para aquisição de outras aprendizagens mais ou menos complexas, como é o caso da escrita, no sentido de reforçar o caráter preventivo, mas também a possibilidade de reabilitação e a imprescindibilidade de pensar a psicomotricidade enquanto essência do desenvolvimento integral e harmonioso dos indivíduos/alunos. Pretendemos verificar se as dificuldades na escrita em jovens com défice cognitivo que frequentam Currículos Específicos Individuais no ensino secundário estão ou não relacionadas com problemas a nível psicomotor. Desejamos, ainda, testar até que ponto será possível promover uma evolução no perfil psicomotor daqueles e, se tal mudança acarreta progressos relativamente ao desempenho dos mesmos na escrita. Para isso, propomo-nos analisar os casos de três alunos do 10º ano, com problemas cognitivos acentuados e muitas dificuldades ao nível da escrita, através da implementação de atividades de índole psicomotora. Enquanto estudo de caso, foi composto por três jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 17 anos, com défice cognitivo resultante de diversas patologias. Os instrumentos utilizados foram a Bateria Psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca, duas imagens para descrever e uma sequência de seis imagens para elaborar uma história, aplicados em dois momentos (antes e após a intervenção), a fim de averiguar diferenças tanto a nível do perfil psicomotor como relativamente ao desempenho dos indivíduos na escrita. Os resultados obtidos sugerem a existência de evolução tanto ao nível de alguns dos itens do perfil psicomotor como no que concerne ao desempenho destes indivíduos na escrita.pt_PT
dc.identifier.tid201334151
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11712
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectIniciação à Escritapt_PT
dc.subjectPsicomotricidadept_PT
dc.subjectCrianças Deficientespt_PT
dc.subjectDesenvolvimento das Criançaspt_PT
dc.titlePsicomotricidade e escrita. promoção do desenvolvimento da escrita, através do recurso a atividades psicomotoras enquanto estratégia de superação de dificuldades, em jovens com défice cognitivopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial

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