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A Interacção entre a Equipa de Enfermagem num Departamento de Cirurgia

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2011_ Saude e qualidade de vida210-216.pdf73 KBAdobe PDF Download

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Introdução: As competências do enfermeiro de cuidados gerais de%nidas pela OE (2003), de acordo com as competências que integram o ICN Framework of Competencies for the Generalist Nurses, do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN), reconhecem como competências interpessoais, nomeadamente, a capacidade do enfermeiro reconhecer os limites individuais e de solicitar ajuda quando necessário e a aptidão de trabalhar em equipa intradisciplinar de forma a favorecer um clima de cooperação promotor de melhor qualidade de vida pessoal e pro%ssional. Metodologia: Estudo descritivo de natureza quantitativa, exploratório e descritivo. A amostra, não probabilística de conveniência ou intencional, foi constituída por enfermeiros do Departamento de Cirurgia de um Hospital Geral Central. O instrumento de colheita de dados integrou um questionário para caracterização sócio-demográ- %ca dos enfermeiros e o “Index of Work Satisfaction” (IWS). Resultados: A amostra do estudo é predominantemente constituída por elementos do sexo feminino (84%), casados (57%), “jovens”, a média da idade é de 37 anos (Dp +1,14). Encontramos diferenças na interacção entre os enfermeiros nos serviços em estudo, o que merece intervenção dos gestores de recursos humanos cientes de que os processos comunicacionais do trabalho em equipa convergem para articulação das acções, coordenação, integração dos saberes e a interacção das pessoas no trabalho. Conclusões: A capacidade de prestar cuidados seguros e de qualidade está associado com o trabalho em equipa. Pressupõe-se que os elementos da equipa interajam entre si e prestem cuidados de saúde integrados, o que só pode ser alcançado com comunicação efectiva. O uso da comunicação é um instrumento para melhorar a humanização e o cuidado em enfermagem.
Background: <e competencies of the general nurse as de%ned by OE (2003), according to the skills that integrate the ICN Framework of Competencies for the Generalist Nurses, International Council of Nurses(ICN) recognize as interpersonal skills, particularly the capacity of nurses to recognize the limits of individual and ask for help when needed and the ability to work in teams intradisciplinary so as to encourage a climate of cooperation in promoting better quality of life personally and professionally. Methodology: Study quantitative, exploratory and descriptive. <e sample, non-probability convenience or intentional, consisted of nurses in the Surgery Department of a General Hospital Central. <e instrument of data collection included a questionnaire for socio-demographic characteristics of nurses and “Index of Work Satisfaction (IWS). Results: <e study sample consists predominantly female elements (84%), married (57%), youths, the average age is 37 years (SD +1.14). We found di=erences in the interaction between the nurses in the services under study, Saúde e Qualidade de Vida: 205 uma meta a atingir which deserves action by human resource managers know that the communication processes of teamwork converge for joint actions, coordination, integration of knowledge and interaction of people at work. Conclusions: <e ability to provide safe and quality care is associated with teamwork. It is assumed that the team members interact with each other and provide integrated care, which can only be achieved with e=ective communication. <e use of communication is a tool for improving and humanizing nursing care.

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Keywords

Segurança Comunicação Avaliação de resultados Gestor de saúde

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Publisher

Escola Superior de Enfermagem do Porto