Repository logo
 
Publication

A ética na administração pública: o caso de uma organização escolar

dc.contributor.advisorQuintas, Célia
dc.contributor.authorFarooq, Maria Teresa Fernandes Gouveia
dc.date.accessioned2022-01-04T16:12:19Z
dc.date.available2022-01-04T16:12:19Z
dc.date.issued2021-12
dc.description.abstractA Administração Pública continua a atravessar um grande processo de transformação na área da gestão, por influência dos princípios defendidos pela Nova Gestão Pública. As questões relacionadas com a ética e com a transparência fazem parte do discurso formal e informal na Administração Pública e são vários os regulamentos e procedimentos formais que pretendem pautar o comportamento dos agentes. Ao nível da Administração Pública, entende-se que, a ética é orientada para o serviço público, e deve ser suportada por comportamentos congruentes com o interesse geral. Este trabalho tem como objetivo principal compreender se existe uma relação entre as práticas profissionais dos funcionários públicos e os códigos de ética pelos quais devem pautar as suas condutas. Recorreu-se a uma pesquisa de natureza exploratória e qualitativa com recurso à metodologia do Estudo de Caso, tendo como técnicas de recolha de informação a entrevista semiestruturada e o inquérito por questionário, aplicados à comunidade docente e não docente de um Agrupamento Escolar. Recorreu-se também à pesquisa bibliográfica e documental. A análise dos resultados obtidos através das entrevistas realizou-se com base na análise de conteúdo categorial temática. A análise dos resultados a partir dos inquéritos por questionário realizou-se com recurso a uma análise estatística descritiva. Concluímos que, globalmente, os profissionais referem desconhecer a generalidade dos conteúdos e dos regulamentos existentes no agrupamento para orientar as práticas de natureza ética. As práticas profissionais dos agentes educativos são mais reguladas pelas redes de relações formais e informais e pelas interações, que se consubstanciam em procedimentos frequentemente rotinizados.pt_PT
dc.description.abstractThe Public Administration continues to go through a great process of transformation in the area of management, influenced by the principles defended by the New Public Management. Issues related to ethics and transparency are part of the formal and informal discourse in public administration and there are several formal regulations and procedures that aim to guide the behavior of agents. At the level of public administration, it is understood that ethics is oriented to the public service and should be supported by behaviors congruent with the general interest. This work has as main objective, to identify and understand if there is a relationship between the professional practices of public employees and the codes of ethics by which they should guide their conduct. We used an exploratory and qualitative research using the methodology of the Case Study, using as information collection techniques the semi-structured interview, the Questionnaire Survey, applied to the teaching community and non-teaching of a School Grouping. Bibliographic and documentary research were also used. The analysis of the results obtained through the interviews was based on the analysis of thematic category content. The analysis of the results from the questionnaire surveys was carried out using a descriptive statistical analysis. We conclude that, overall, professionals report not knowing the generality of the contents and regulations existing in the grouping to guide ethical practices. The professional practices of educational agents are more regulated by networks of formal and formal relationships and by interactions, which are embodied in often routine procedures. We used an exploratory and qualitative research using the methodology of the Case Study, using as information collection techniques the semi-structured interview, the Questionnaire Survey, applied to the teaching community and non-teaching of a School Grouping.pt_PT
dc.identifier.tid202891089
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38604
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectPráticaspt_PT
dc.subjectValorespt_PT
dc.subjectAdministração Públicapt_PT
dc.subjectAgrupamento de Escolaspt_PT
dc.subjectEthicspt_PT
dc.subjectPracticespt_PT
dc.subjectValuespt_PT
dc.subjectPublic Administrationpt_PT
dc.subjectSchool Groupingpt_PT
dc.titleA ética na administração pública: o caso de uma organização escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbal
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertacao Teresa Farooq.pdf
Size:
3.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format